Setor têxtil, de confecção, couro e calçados debate inovação e fontes de fomento no TexDay

O Sintex participou do TexDay, uma iniciativa da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Têxtil, Confecção, Couro e Calçados da Fiesc. A programação foi realizada no dia 11 de abril, no Centro Empresarial de Blumenau, e debateu projetos de pesquisa e desenvolvimento do setor, além de fontes de recursos para financiar projetos de inovação.

O evento focou em tornar a inovação acessível para micro, pequenas e médias empresas, que representam 97% dos negócios no segmento.

Giuliano Donini, presidente da câmara, ressaltou os desafios das pequenas empresas em adotar a inovação e a importância de apresentar ferramentas e mecanismos para fomentar a inovação em todos os portes de empresas. Ulrich Kuhn, vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, enfatizou a necessidade de união do setor para enfrentar os desafios da inovação.

O Instituto Senai de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design apresentou projetos inovadores, como a produção de biofloculantes a partir de resíduos da indústria têxtil e a funcionalização de tecidos de decoração com nano fotocatalisadores para purificação do ar.

Os consultores do Instituto Senai também demonstraram na prática os resultados das soluções promovidas pelos projetos de inovação, permitindo aos representantes das empresas esclarecer dúvidas e iniciar uma busca pelos melhores formatos para inovar de acordo com as necessidades de cada negócio.

Os participantes também puderam conhecer as fontes de recursos disponíveis para financiar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções para a indústria têxtil por meio de programas de fomento do SENAI e também do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).