Reunião de Diretoria debate questões tributárias, novo projeto da TexNeo e evento Tex Connection

Aconteceu nesta terça-feira, dia 20 de fevereiro, a reunião semanal da Diretoria do Sintex. Entre os importantes temas em pauta, questões tributárias envolvendo a Lei 14.789/2023, que introduziu novo regramento para a tributação dos benefícios fiscais de ICMS pelo IRPJ, CSLL, PIS e Cofins. O assessor jurídico do Sintex, José Carlos Muller, e o advogado do escritório Unikowski, Roberto Nejar, participaram da reunião para esclarecer dúvidas dos participantes. Com relação a este assunto, deliberou-se realizar uma pesquisa entre as empresas associadas, no sentido de verificar o interesse das mesmas em entrar com mandado de segurança coletivo para afastar a tributação desses impostos sobre os benefícios fiscais de ICMS.

A empresa associada TexNeo também participou da reunião de Diretoria do Sintex, apresentando seu projeto de Venture Capital Corporativo. Com a iniciativa, a indústria investirá em startups para aprimorar o relacionamento com soluções tecnológicas destinadas a confecções e marcas de roupas que tenham sinergia com os valores da companhia.

O diretor executivo do Sintex, Renato Valim, também compartilhou informações sobre a complexidade da negociação do piso regional de Santa Catarina, que foi fechado na última semana. Com a nova proposta a ser enviada ao governo do estado, os valores passam para R$ 1.612,26, R$ 1.670,56 R$ 1.769,14 e R$ 1.844,40. A entrada em vigor depende da aprovação do legislativo estadual ao projeto de lei com a proposta, a ser enviada à Alesc pelo executivo catarinense.

Além disso, Valim também destacou a realização da Tex Connection, no dia 20 de março, com a participação de 20 empresas fornecedoras de Manutenção de Máquinas e Equipamentos Têxteis com foco na área Mecânica, Elétrica e Eletrônica.

Finalizando a programação, o assessor jurídico do Sintex explicou sobre o cadastro espontâneo de domicílio fiscal, no prazo de 90 dias, contados a partir de 20 de março. Ele explicou também sobre algumas mudanças de prazos em questões tributárias que impactam muito sobre as indústrias têxteis.