Texneo é pioneira na aplicação de elastano reciclado e anuncia lançamento de duas malhas 100% recicladas no Brasil

Produtos são compostos de poliamida, poliéster e elastano reciclados, destacando preocupação da empresa com o meio ambiente

A Texneo, uma das principais indústrias têxteis no Brasil, com foco na produção de malhas em rolos para os segmentos sportswear, beachwear e underwear, anuncia mais um importante momento em sua trajetória. A empresa é pioneira na aplicação de elastano reciclado e comunica o lançamento de duas malhas 100% recicladas no Brasil.

Os produtos Fresh Green e Power Green fazem parte do novo lançamento, são feitos de poliamida e poliéster reciclados.  O destaque fica para o elastano, que é uma matéria-prima feita a partir de petróleo, que não é biodegradável. Por isso, ser a primeira empresa do setor a desenvolver malhas com o elastano reciclado foi um grande desafio e vai de encontro  ao posicionamento e práticas da Texneo, que preza o meio ambiente e a construção de uma cadeia têxtil inteira mais sustentável.

“Já faz parte do nosso DNA procurar soluções que estejam de acordo com nossos propósitos de preservação do meio ambiente. Por isso, estamos sempre atentos às tendências em todo o mundo e aplicamos inteligência e tecnologia em nossas malhas. Sabemos que cada ação gerada dentro da cadeia produtiva, terá um impacto no ecossistema terrestre e queremos fazer a nossa parte para minimizar impactos negativos”, afirma Ricardo Axt, CEO da Texneo.

A malha Power Green é desenvolvida para atender o mercado de sportswear. Trata-se de uma malha em poliamida reciclada, mais pesada e encorpada, ideal para legging, top, macacão e shorts, com toque macio e sensação refrescante, para muito conforto durante o uso. Além disso, possui a tecnologia dry para absorver o suor e secar mais rápido e a tecnologia UV50+ para proteção contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Já a Fresh Green é feita de poliéster reciclado microfilamentado, originado da reciclagem de garrafas PET, e possui um toque suave, que garante muito conforto. Essa malha possui 200 g/m², uma gramatura ideal para os segmentos de beachwear e sportswear, e possui bom alongamento e elasticidade. Além de eco-friendly é uma malha muito tecnológica, com proteção UV50+, Dry e Antimicrobiano.

A Texneo é signatária do “Movimento Somos ODS Santa Catarina” e recebeu o Selo como contrapartida das ações praticadas pela empresa. O ODS SC é um movimento social que atua em estreita colaboração com o Pacto Global da ONU e tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, buscando a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

Sobre a Texneo

Fundada em 1995 pelos irmãos Ricardo Axt e Fabrício Axt, a Texneo é uma das principais indústrias têxteis no Brasil, com foco na produção de malhas em rolo para os segmentos sportswear, beachwear e underwear. A empresa aposta na tríade de sustentabilidade, inovações e olhar humano para desenvolver seus produtos e ampliar seu atendimento em todo território nacional e outros 17 países, marcando presença na América Latina, Estados Unidos, Europa, África do Sul e recente expansão para América Central. somando mais de 1,5 mil clientes ativos. Além disso, possui importantes certificações como a ABVTEX, OEKO-TEX, ZDHC, Green Fiber e a certificação Great Place to Work.