Consultoria apresenta indicadores previstos para o Brasil em 2021

A Tendências Consultoria Integrada prevê crescimento moderado do Brasil em 2021, com uma perspectiva de elevação do PIB em 2,7%, com bastante heterogeneidade entre o desempenho dos vários setores. A massa de renda ampliada das famílias deve registrar um queda em relação à 2020 com o pagamento do menor auxílio emergencial e a inflação segue pressionada em itens como alimentos e preços administrados, segundo dados revelados pela sócia e consultora da empresa, Denise de Pasqual, para a diretoria do Sintex, nesta terça-feira, 04.

Novas ondas de contágio da pandemia do Coronavírus e um ritmo lento de vacinação, em um cenário de instabilidade política, também impõem limites à retomada do crescimento econômico no Brasil, de acordo com as análises da consultoria Tendências.

Denise destacou outros indicadores importantes para o ano. A previsão da taxa Selic em 2021 é de 5%. Já o dólar, tem projeção final neste ano de R$ 5,50.

Empregos

Apesar do crescimento previsto de 3,7% para a ocupação em 2021, contra uma queda de 7,9% em 2020, a taxa de desocupação ainda será elevada, de 15,5%, contra 13,5% em 2020 em decorrência do aumento da população economicamente ativa, com pessoas retornando ao mercado de trabalho.

Reformas

Com relação às reformas, Denise acredita que uma versão mais enxuta da reforma administrativa e uma versão menos ambiciosa na reforma tributária possam caminhar no Congresso nos próximos meses.

Sobre a consultoria

Fundada em 1996, a Tendências Consultoria Integrada consolidou-se como uma referência em soluções em economia e finanças corporativas. É parceira do Sintex e oferece 25% de desconto nas mensalidades do Relatório Conjuntura Mensal para empresas associadas.