Notícias
Projeto visa qualificar profissionais que trabalham no setor têxtil e do vestuário
O diretor-executivo do Sintex - Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário, Renato Valim, participou nesta quarta-feira, dia 07, de mais uma etapa para o desenvolvimento de um projeto de qualificação de profissionais da área têxtil e do vestuário. Além do Sintex, a iniciativa está sendo conduzida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem e Vestuário de Timbó e região (Sinteve), especialistas do Senai e empresários da região.
O objetivo, conforme explicou Elfi Lemke, presidente do Sinteve, é oferecer uma qualificação completa para os profissionais do setor, mostrando direitos, deveres e oportunidades para conduzir a carreira no segmento têxtil e do vestuário.
Para Valim, o desafio é encantar os jovens com a carreira na área têxtil e do vestuário. “Queremos mostrar o quanto o setor é importante e que a qualificação é fundamental para quem deseja trabalhar ou empreender na indústria de produção têxtil”, destacou o diretor-executivo do Sintex.
Denis Tavares, do Senai, explicou que o projeto está sendo construído a várias mãos para estimular competências, proporcionar conhecimento específicos sobre a arte de costurar, desenvolver habilidades e atitudes. Podem participar profissionais que já estejam empregados em indústrias têxteis da região ou pessoas desempregadas que desejem ingressar no mercado de trabalho dentro da área têxtil e de confecção.
O projeto de qualificação envolverá uma série de módulos com muito conteúdo prático sobre costura, conhecimentos considerados essenciais para quem deseja trabalhar com confecção, moda e estilismo, ou empreender nestas áreas. A programação terá aulas sobre como identificar os tipos de agulha para cada tecido, as máquinas, equipamentos e acessórios utilizados para produzir peças de diferentes materiais, os tipos de pontos usados, controle de qualidade, entre outros.
Compartilhe:
<< Voltar