Presidente da Fiesc apresenta dados sobre atuação da entidade

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, participou da reunião Conjunta do Conselho Deliberativo, Fiscal, Superior e Diretoria da Acib, desta segunda-feira, 03, que contou com a presença de representantes de diversos setores, como o presidente do Sintex, José Altino Comper, e o diretor-executivo da entidade, Renato Valim. Aguiar apresentou o mapa estratégico da gestão (2018 – 2021), que contempla eixos como tecnologia, inovação, educação, saúde, segurança, infraestrutura, internacionalização e inclusão.

No encontro, o presidente da Fiesc destacou ainda a criação do Conselho de Infraestrutura, com a participação de 55 entidades, para levantar prioridades e ações que podem ser propostas ao Governo do Estado visando à competitividade da indústria catarinense. Ele também abordou o tema incentivos fiscais. Sobre este ponto, o presidente do Sintex destacou a importância de manter os incentivos atuais, especialmente, para a área têxtil, visando à sobrevivência de indústrias do setor.

Para finalizar, Aguiar apresentou o desempenho da indústria catarinense em 2018, com dados acumulados até setembro. A média de crescimento do estado foi bem melhor que a nacional, com um percentual de 2,7%, contra 1,2% do crescimento registrado no País. O crescimento da indústria de SC também foi bem superior ao nacional (4,1 % x 1,9%). Aguiar destacou ainda o crescimento das vendas industriais que, no período, foram de 13,4% x 5,4% da média nacional. Outro ponto positivo do Estado, destacou Aguiar, é a taxa de desemprego, que é a menor do País, de 6,2%. A média nacional está em 11,9%.