Programa Jovem Aprendiz promove a descoberta de profissões e insere jovens no mercado de trabalho

A Rovitex é uma das empresas catarinenses que atua com o programa jovem aprendiz, dando oportunidade e incentivo aos jovens em seus primeiros passos no mercado de trabalho.

Educar os filhos para a vida em sociedade e para se tornarem cidadãos de bem é o principal desafio dos pais, mas quando se trata do mercado de trabalho, o tema ainda acaba gerando algumas dúvidas. Alguns jovens ainda não tem ideia de como funciona o mercado de trabalho e qual carreira pretendem seguir, pois as opções são inúmeras. O programa jovem aprendiz dá ao adolescente a oportunidade de conhecer melhor a rotina de uma empresa e seus setores, de conhecer profissionais das mais diversas áreas e trocar experiências que servirão de auxílio para a escolha da profissão.

O projeto foi implantado na Rovitex em 2012, está há seis anos formando adolescentes entre 14 e 16 anos por meio de cursos de costura e modelagem industrial, além do trabalho direto na empresa que ocorre duas vezes na semana em meio período. A iniciativa beneficia a sociedade como um todo, além de aproximar a convivência entre pais e filhos, que muitas vezes acabam se tornando colegas de trabalho na mesma empresa. Dos 331 jovens que já passaram pelo programa, 25% de cada turma foram contratados e hoje possuem cargos em tempo integral, aprendem a lidar com situações diversas, a se tornarem mais responsáveis e valorizarem experiências.

Para a gerente de Recursos Humanos, Rea Silvia Funez, o sucesso do projeto vem do esforço e competência dos professores, gestores e dos próprios jovens, que se empenham e se doam para que tudo aconteça da melhor forma. “O programa vem sido desenvolvido há seis anos e se mostrando cada vez mais importante para a empresa e a sociedade, pois ele ajuda a formar jovens mais competentes, educados e responsáveis para um futuro promissor. Além de dar oportunidade de emprego em meio a um cenário econômico não muito favorável em nosso país”.

O Jovem Aprendiz Rovitex é uma parceria da empresa com o SENAI/SC. A Rovitex abre as portas de seu quadro de funcionários para empregar jovens estudantes com uma carga horária menor, apenas 4 horas do dia. São remunerados de acordo com a carga horária. Além disso, os participantes do Jovem Aprendiz Rovitex possuem outros benefícios, como: seguro de vida; férias proporcionais à carga horária, FGTS e INSS.