Notícias

Costurando o Brasil levará universo do Patchwork ao Museu Hering

O Museu Hering – iniciativa da Fundação Hermann Hering - vai ficar ainda mais colorido! Neste sábado, dia 23 de junho, ocorre o evento Costurando o Brasil, um projeto itinerante da Associação Brasileira de Patchwork e Quilt que tem como objetivo valorizar e difundir a arte que transforma tecidos em poesia e artesãs, por todo o país!

Será um dia dedicado ao patchwork e ao quilt e sobretudo um olhar sobre o resíduo têxtil como ferramenta de transformação. Patchwork é um trabalho artesanal feito com pequenos pedaços de tecidos que são costurados milimetricamente entre si, formando os mais incríveis e variados desenhos, respeitando diversos estilos. Complementando a técnica, está o trabalho de quilting (do inglês, “acolchoado”), que cria camadas de tecido que são fixadas por costuras ao longo de toda a peça.

Além de oficinas e rodadas de aulas demonstrativas, vai ocorrer uma mostra com o melhor do trabalho relacionado ao tema, feito por inúmeras mãos. O evento recebe também peças do Instituto Duda Adelina, que preserva o legado de Adelina Hess de Souza, cuja visão empreendedora aliou a ressignificação de resíduos da indústria têxtil como transformador social.

“Mais do que uma técnica de trabalho, o patchwork e o quilting representam a colaboração de pessoas – especialmente mulheres – cuja vivência com trabalhos manuais e agulhas contribui para melhorias pessoais e sociais das participantes”, comenta Patrícia Muller, vice-presidente da ABPQ.

O evento é uma realização conjunta da Fundação Hermann Hering junto com a Associação Brasileira de Patchwork e Quilt, em parceria com o Ateliê Casa de Pano e o Instituto Duda Adelina.

Serviço:

Costurando o Brasil

Data: de 23 de Junho de 2018

Programação:

10h30 Aulas demonstrativas de patchwork:

‘Será Dresden?’ - Com Elis Marina Engels

‘Double Pinwheel’ – Claudia Barddal

Eco Quilt’ – Irina Theiss

13h30 Oficina de costura manual - Bloco Catavento

15h30 ‘Trama Afetiva – uma conversa sobre upcycling’ – com Amélia Malheiros

Exibições:

Mostra ‘Ressignificação de Tecidos: Patchwork conectando pessoas”

de 23 a 28/06, no Museu Hering

Comidas Afetivas com sabor do interior – com Quituteria Fina

 

Conheça o Museu Hering

Visitação: de Terças a Sextas-feiras das 09h às 18h.

Sábados, Domingos e feriados das 10h às 16h. Entrada gratuita

Rua Hermann Hering, 1740, Bairro Bom Retiro – Blumenau.

Telefone: 47 3321 3340

(Com informações da Fundação Hermann Hering)



Compartilhe:

<< Voltar