Sintex participa de evento para cobrar obras prioritárias na região

O presidente do Sintex, José Altino Comper, juntamente com o diretor-executivo, Renato Valim, e o representante do Conselho Superior do Sintex, Ulrich Kuhn, participaram em conjunto com representantes de demais entidades empresariais do Vale do Itajaí de uma reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense. O objetivo foi tratar da iniciativa chamada “Voz Única do Vale”, que estabelece prioridades da região, unindo forças para cobrar as obras prioritárias. O encontro, realizado nesta segunda-feira (21), foi organizado pela Regional Vale do Itajaí da Facisc e participaram também deputados estaduais, prefeitos, vereadores, secretários de Estado.

Do Fórum Parlamentar estiveram presentes o coordenador, deputado federal João Paulo Kleinübing, os senadores Dalírio Beber e Paulo Bauer, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça, e o representante do deputado Décio Lima, Pedro Celso Zuchi. Também participaram do encontro o deputado estadual Jean Kuhlmann e o prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes, entre outras autoridades.

O grupo apresentou como prioridades: duplicação da BR 470; revitalização da rodovia Jorge Lacerda; bacia de evolução na foz do Rio Itajaí Açú, que atende os portos de Itajaí e Navegantes, investimentos no aeroporto de Navegantes; sistema de prevenção de enchentes (monitoramento e barragens); mudança no Pacto Federativo; e anel de contorno de Gaspar. Foram cobrados prazos e “padrinhos" responsáveis para cada obra.

Um dos temas mais discutidos foi a BR-470. O diretor do Departamento de Parcerias da Secretaria de Fomento e Parcerias do Ministério dos Transportes, Fábio Luiz Lima de Freitas, presente no encontro, ressaltou que a concessão seria a melhor alternativa. O cenário desenhado por ele seria de 25 anos para a conclusão da obra, caso não haja investimentos públicos. O secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores, afirmou que este seria o cenário mais pessimista possível e em 90 dias deve ter novidades sobre o processo de concessão.

Saiba como ficaram os encaminhamentos:

Demanda: Duplicação da BR 470

O que querem as entidades: Lote 1 a 4 finalizado antes de fazer a concessão, com pedágio acessível.

Encaminhamentos: em dezembro deve ser feita uma audiência pública sobre a concessão BR 470. O padrinho da demanda será o deputado João Paulo Kleinübing, em conjunto com o Fórum Parlamentar Catarinense.

Demanda: Aeroporto Internacional de Navegantes

O que querem as entidades: garantir as desapropriações e recursos financeiros.

Encaminhamentos: prazo de 60 dias  para definição do empenho dos R$ 40 milhões para indenização de áreas e acompanhamento do processo de desocupação. O padrinho será o senador Dalírio Beber.

Demanda: Bacia de Evolução da Foz do Rio Itajaí Açú

O que querem as entidades: assegurar a continuidade e o recebimento dos recursos orçados para a segunda fase da obra da bacia de evolução, manter os recursos no orçamento da União.

Encaminhamentos: o padrinho da demanda será o secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores. Não foi definido prazo.

Demanda: Sistema de Prevenção de Enchentes (monitoramento e barragens)

O que querem as entidades: garantir o cumprimento dos cronogramas.

Encaminhamentos: o padrinho da demanda será o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. O prazo para uma nova reunião na Associação Empresarial de Brusque é de 60 dias.

Demanda: Reforma e revitalização da Rodovia SC-412/Jorge Lacerda e Anel de Contorno Urbano de Gaspar

O que querem as entidades: garantia de que a obra seja entregue até janeiro de 2019.

Encaminhamentos: os padrinhos da demanda serão o secretário adjunto de obras Paulo França e o secretário de Estado de Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro.

Demanda: Reforma do Pacto Federativo

O que querem as entidades: Ações recorrentes para reformar o Pacto Federativo no Congresso Nacional.

Encaminhamentos: Os deputados federais e senadores trarão uma resposta para as entidades em até 90 dias.

(Foto: Cristiane Soethe)