Homenagens a Ulrich Kuhn marcam a posse da nova diretoria do Sintex

Kuhn foi o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário por 33 anos. Na noite de ontem (07), José Altino Comper assumiu a presidência da entidade para o triênio 2017/2020.

Em uma cerimônia marcada por homenagens, com a presença de grandes empresários, presidentes de entidades e autoridades, foi empossada nesta segunda-feira (07),  a nova diretoria do Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário. O evento marcou também a despedida do empresário Ulrich Kuhn da presidência da entidade, posição que ocupou por 33 anos.

Assumiu o cargo de presidente José Altino Comper, 65 anos, diretor-presidente da Círculo SA. O 1º vice-presidente é Rui Altenburg, diretor-presidente da Altenburg. Renato Valim permanece como diretor-executivo da entidade.

Em seu discurso de despedida, Kuhn destacou passagens importantes de sua trajetória à frente do Sintex, como a administração da grande greve que ocorreu no Vale do Itajaí em 1989 e a criação de eventos para o desenvolvimento do setor têxtil e de vestuário, como a Texfair e a Turnê do Mercado Têxtil. Lembrou do passado, mas com o discurso voltado ao futuro, destacando a importância de cada um fazer a sua parte para construir um Brasil melhor. “Somos, na maioria das vezes, prisioneiros do pensamento tradicional, absorvidos pelas questões do dia a dia, pela sobrevivência. Mas, temos que encontrar o tempo de pensar no amanhã, nas pessoas, na educação, no sentido mais amplo da palavra”, destacou.

Kuhn também falou da importância das reformas que estão em andamento, como a trabalhista, e afirmou que “houve avanços e os resultados vão tardar, mas virão”.

Ao seu sucessor, Kuhn declarou ter certeza de que, com seu espírito de liderança e sua experiência, José Altino saberá guiar o Sintex diante destes novos desafios, que  “mais do que  nunca, vão exigir união, desprendimento e energia”.

O discurso do novo presidente do Sintex estava alinhado ao de seu antecessor. Comper destacou que “um Brasil melhor depende e só será possível com uma indústria desenvolvida, competitiva e inovadora, preocupada com o meio ambiente e com a força do trabalho qualificado”. “Somente economias com regras claras e estáveis atraem investidores. Tudo isto só será realidade quando a educação do nosso povo estiver em primeiro lugar e for de qualidade”, destacou o novo presidente, afirmando que “um Brasil melhor depende também de nós”.

Durante toda a cerimônia, os membros da mesa, como o senador Dalírio Beber e o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, destacaram em seus discursos a importância de Ulrich Kuhn na história do Sintex e do setor têxtil. Para finalizar as homenagens, o Sintex produziu um vídeo com um pouco da trajetória de Ulrich Kuhn frente ao Sindicato. O material foi apresentado ao público e foi oferecido como presente ao ex-presidente, que também recebeu outras lembranças, como um vinho da safra de 1984.

O novo presidente

Com formação em Administração de empresas com especialização em Finanças, Controladoria e Contabilidade, José Altino Comper possui ainda diversos cursos nas áreas de Vendas, Marketing e RH. Ele assume a gestão com o intuito de aproximar ainda mais os empresários da entidade, buscando novas ideias para o planejamento estratégico do Sintex. “Vamos ouvir todos os associados e fazer o plano de ações para os próximos três anos”, destaca o novo presidente.

Mantendo os serviços já prestados pela entidade atualmente, Comper explica que outra meta é manter também a representatividade alcançada pelo Sintex durante a gestão de Ulrich Kuhn. “Continuaremos nos relacionando com todas as entidades locais, estaduais e em nível nacional, na busca de melhores condições para o desenvolvimento, competitividade e geração de mais empregos e renda para toda cadeia têxtil”, destaca.

Comper integra o Sintex desde 1987 e já ocupou cargos na diretoria, sendo que nesta última gestão de Kuhn, ocupou o mandato como 1º vice-presidente.

Kuhn continua atuante

Atuante ainda em funções como conselheiro de empresas e consultor, além de permanecer no Conselho Superior do Sintex, Kuhn afirmou que jamais dirá adeus ao setor têxtil. “Digo quem sabe um até logo, pois permanecerei atuante em defesa dos interesses do segmento. Com um pouco mais de tempo para ler, viajar e pescar, é verdade, mas sempre atuante!”, afirmou.

Confira a nova diretoria completa:

SINTEX - DIRETORIA 01/08/2017 a 31/07/2020

DIRETORIA

Cargo

José Altino Comper

Círculo S/A

Rui Altenburg

Altenburg Ind. Têxtil Ltda.

1º Vice-Presidente

Eliezer da Silva Matos

Coteminas S/A

2º Vice-Presidente

Marciel Eder Costa

Cia. Hering S/A

1º Secretário

Marcio Luiz Bertoldi

Karsten S/A

2º Secretário

Sandra Sabbagh da Silva

Malharia Cristina Ltda.

1º Tesoureiro

Edmur Polli

Tecnoblu Ind. Com. Imp. Exp. Ltda.

2º Tesoureiro

DIRETORIA ADJUNTA

Alberto Conrad Lowndes

Haco Etiquetas Ltda.

Flavia Brandes

Brandili Têxtil Ltda.

Gilmar Rogério Sprung

Cativa Têxtil Ind. E Com. Ltda.

João Batista Machado Guaragna

Albany Internacional Tecidos Técnicos Ltda.

Marcelo Jorge Fernandez

Cremer S/A

Ricardo Axt

Têxtil Farbe Ltda.

Rodrigo Hering

Têxtil H.J. Hering Ltda.

CONSELHO FISCAL - EFETIVOS

Horst Günther Gütz

HC Brasil Têxtil Ltda.

Lorival Antônio Lobe

Lancaster Benef. Têxteis Ltda.

Ruy Humberto P. Dieckmann Filho

Malhas Rico Ltda.

CONSELHO FISCAL - SUPLENTES

Jacques Douglas Fillippi

Malhas JN Ltda.

Luiz Carlos Reis

Indústrias PIM Ltda.

Vlademir Marascalchi Jr

HITECH Etiquetas Ltda

CONSELHO SUPERIOR - REPRESENTANTES ELEITOS

Alfredo Guilherme Fantoni

Villa Têxtil Ltda.

Audiere Schulz

Fiobras Ltda

Vitor Luiz Rambo Junior

Incofios Ind. de Fios e Malhas Ltda.

DIRETORIA-EXECUTIVA

Renato Valim