Notícias

Presidente da Celesc apresenta ações e recebe demandas de empresários

O presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, e o diretor executivo, Renato Valim, participaram da reunião.

Na manhã desta quarta-feira (25), o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, participou de uma reunião com empresários, na sede da Acib, como parte das atividades do “Dia de Ação do Governo”, promovido pelo Governo Estadual nas agências regionais de Santa Catarina. Na ocasião, Siewert apresentou os investimentos na área de geração e distribuição de energia elétrica, destacando os R$ 100 milhões a serem investidos nos próximos dois anos na região de Blumenau e os R$ 2 bilhões já investidos entre 2011 e 2016. 

O presidente da Celesc recebeu das mãos do presidente da Acib, Carlos Tavares D’Amaral, um documento reunindo questionamentos e demandas enviados por entidades e empresas associadas. Um dos pedidos veio do conselheiro da Acib, Félix Theiss, defensor da expansão do Aeroporto Regional de Blumenau. Ele solicitou à Celesc a retirada da rede de energia elétrica no início da rua Franz Volles (cabeceira sul da pista), para nova via projeta, em áreas pertencentes ao Bianchini Business Park. 

O arquiteto Christian Krambeck, da Terra Arquitetura, questionou sobre o projeto de fiação subterrânea para a cidade. Siewert explicou que a ANEEL não reconhece esse tipo de investimento e não permite a inclusão na tarifa. “Hoje não é possível fazer porque o custo é alto e não conseguimos inserir na tarifa. Mas, é possível que o Governo do Estado autorize o investimento, revertendo em créditos do ICMS”, apontou, sugerindo a mobilização das lideranças da cidade em torno dessa ideia. Outras demandas apresentadas à Acib foram entregues em um documento ao presidente.

Na apresentação, Cleverson Siewert falou sobre a profissionalização da gestão da Celesc, além de ações de transparência e projetos ligados à responsabilidade socioambiental. Destacou que a qualidade do fornecimento de energia elétrica em Santa Catarina está entre 20% a 30% melhor que os índices brasileiros. O presidente previu que as fontes renováveis ganharão espaço na matriz energética mundial, substituindo gradativamente as fontes não renováveis. Outro ponto que recebeu atenção de Siewert na apresentação aos empresários foi o investimento em relacionamento com o cliente, por meio de canais como SMS, Call Center e Internet. 

(Foto: Cristiane Soethe / Presse)



Compartilhe:

<< Voltar