Notícias

2º Fórum Internacional de Clusters Têxteis Sul-Americano e Caribenho acontece em Brusque (SC) no mês de novembro

Evento está sendo organizado em parceria pela Fampesc, Sebrae/SC e AmpeBre terá palestras e entrada gratuitas
 
Com o objetivo de reunir empresários e entidades de seis países da América Latina e Caribe, bem como apresentar e debater temas relativos ao setor têxtil, e maximizar as relações comerciais e tecnológicas em um âmbito de escala internacional, nos dias 8 a 10 de novembro, a cidade de Brusque (SC) será palco de importantes negociações, palestras gratuitas e discussões sobre a cadeia têxtil, com a realização do ‘Clustex - 2º Fórum Internacional de Clusters Têxteis Sul-Americano e Caribenho’.

O evento é organizado em parceria pela Federação das Ampes de Santa Catarina (Fampesc), Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr) e Sebrae/SC e deverá fortalecer ainda mais o segmento, bem como ser uma grande oportunidade de negócios e troca de conhecimento para a cadeia têxtil da América Latina. A entrada para a visitação no evento será gratuita, mas os participantes precisam fazer a inscrição pelo site: www.clustex.com.br. 

A organização do evento está atuando de forma intensa nos últimos meses, para que a segunda edição do Fórum – e a primeira no país – seja uma grande oportunidade de negócios para a cadeia têxtil da América Latina. “É um setor que tem necessidade de estar sempre se reciclando e se integrando também, para que com isso se tenha maior produtividade, qualidade, sustentabilidade, maior intenções de ser criar um meio ambiente melhor para que se viva com menos poluição, enfim, existem conceitos que as pessoas das mais diversas universidades da Colômbia, Peru, Equador, Argentina, Brasil irão trazer e discutir neste 2º Fórum, para cada vez mais evoluir a cadeia têxtil no mundo. Por isso Brusque foi contemplada para este evento tão importante”, declara o presidente da AmpeBr, Luiz Carlos Rosin.

Para o presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, é uma satisfação poder participar deste evento e contribuir para o debate acerca do tema, enriquecendo a troca de conhecimento. "Acredito que será uma boa fonte de inspiração para todos", destaca.

Programação

O 2º Fórum Internacional contará com feira de negócios, reunindo diversos expositores de toda cadeia têxtil, painéis temáticos com palestrantes nacionais e internacionais, palestras e entrada gratuitas para o público, além de rodada de negócios de confecção – a Preview Inverno 2017, visitas técnicas, apresentação de cases de sucesso, divulgação de marcas e produtos entre outras ações.

Entre os nomes já confirmados para o Clustex estão o diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) Fernando Pimentel; o presidente fundador do ‘Clustex – Lambayeque y Cluster Textives, o peruano Valdemar Romero; a colombiana Luz Mercedes Mejía López, da Câmara de Comércio de Medelín;  o especialista  Compliance, Paulo Sérgio Suzart; e o presidente do Sintex de Blumenau, Ulrich Kuhn. 

Demais representantes do setor, de países como Argentina, Paraguai e Equador também estarão palestrantes no evento. “Se fizermos uma análise bem superficial, esses países somam quase 500 milhões de habitantes, são mais de dois Brasis com potencial de compra, com potencial de relacionamento tecnológico, relacionamento institucional, o que também é interessante para o nosso país. Então nós acreditamos que o evento vai ser um sucesso de público, de resultados econômicos, e que vai abrir portas de outra fronteira comercial do segmento têxtil para toda o Estado e região”, ressalta o diretor executivo da Fampesc, Márcio de Oliveira.

O que é um Cluster?
No mundo da indústria, Cluster é uma concentração de empresas que se comunicam por possuírem características semelhantes e coabitarem no mesmo local. Elas colaboram entre si e, assim, tornam-se mais eficientes.

No mundo existem diversos clusters industriais ligados a setores como o automóvel, tecnologias de informação, turismo, indústria audiovisual, transporte, logística, agricultura, entre outros. O que acontece em Brusque será voltado para as indústrias têxteis.

O Clustex - 2º Fórum Internacional de Clusters Têxteis Sul-Americano e Caribenho acontecerá no segundo piso do Pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof (da Fenarreco). “Convidamos os empresários e demais entidades que busquem a participação neste evento, participem da programação, prestigiem e consigam se envolver com outros países. Convidamos também todos envolvidos na cadeia têxtil, desde os estilistas, trabalhadores das fábricas, empresários do setor têxtil, para esse intercâmbio de informações e negócios”, reforça coordenador regional do Sebrae da Foz do Itajaí, Alcides Sgrott Filho.

Saiba mais
No local, haverá auditório para a realização de palestras gratuitas com convidados de diversos países, e estandes das empresas participantes da feira de negócios. Os espaços já estão sendo comercializados pelos organizadores do evento.

Empresas e entidades interessadas em participar da Feira de Negócios ou do Clustex podem entrar em contato com a AmpeBr através do telefone: (47) 3351-3811.
 

(Com informações da Ampe-Brusque)



Compartilhe:

<< Voltar