Sintex promove reunião com ABVTEX para orientar sobre novas regras de certificação

O novo regulamento do programa de certificação de fornecedores da ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil – foi apresentado para as indústrias da região nesta segunda-feira (26). Além disso, foi assinado um convênio entre a Associação e o Cecop-SC (Conselho Estadual de Combate à Pirataria). O encontro foi promovido pelo Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário, no auditório do Senai, em Blumenau (SC).

Criada em 1999, a ABVTEX defende o cumprimento da legislação, a formalização, a não sonegação de impostos, a concorrência leal e boas condições de trabalho, nos seus negócios e na cadeia fornecedora. A entidade reúne os maiores varejistas do Brasil, como C&A, Renner, Riachuelo, Cia. Hering, entre outras. Essas empresas juntas geram um faturamento de R$ 48 bilhões e promovem 400 mil empregos, em seis mil lojas em todo o Brasil.

Para combater o trabalho escravo, desenvolver a cadeia fornecedora e diminuir a informalidade no setor, a ABTEX promove auditorias e certificações na indústria têxtil. São analisados itens como trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo; trabalho estrangeiro irregular; menores no ambiente de trabalho; moradia; abuso e assédio; saúde e segurança do trabalho; e horas trabalhadas.

Em Santa Catarina, já foram certificadas pela ABVTEX 1.855 empresas. Em todo o Brasil, são 4.325 empresas certificadas.

Para saber mais sobre a ABVTEX, acesse a apresentação da entidade.