Notícias

Círculo S.A. recebe representantes do Instituto Bordado Filé de Alagoas

Uma comitiva formada por representantes do Sebrae Alagoas, da Prefeitura de Maceió e do Instituto Bordado Filé, referência em rendas em Alagoas, está em Gaspar para uma visita técnica à Círculo S.A. O grupo veio conhecer a fábrica e os processos de produção dos fios e a empresa vai compreender melhor a confecção do bordado Filé, que será mostrada por artesãs do instituto. A iniciativa foi viabilizada a partir de diversas parcerias, entre elas o Consulado da Áustria em Blumenau.

O Instituto Bordado Filé é formado por um grupo de artesãs que são reconhecidas pelo trabalho com excelência em rendas em Alagoas, que já assinaram por dois anos consecutivos a coleção Verão da marca Cantão. O Instituto é parceiro há três anos da Círculo S.A., que oferece fios que são transformados em peças para a moda e decoração. O objetivo desta entidade é manter a tradição do bordado da região das Lagoas Mundaú e Manguaba, oferecendo produtos de qualidade e fortalecendo o trabalho artesanal, registrado como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.

Durante a visita técnica, as artesãs do Instituto vão apresentar todo o processo do bordado filé, que é executado sobre uma superfície de fios tramados, sua característica peculiar. É feita inicialmente uma confecção de uma rede ou malha com fio de algodão de espaçamento pequeno e, em seguida, o preenchimento dessa malha com diversas combinações de pontos.  A ideia é que a equipe de marketing da Círculo S.A. entenda melhor o processo produtivo do bordado filé para poder auxiliar as artesãs e até desenvolver um fio específico que atenda às necessidades desta técnica que é um pouco mais agressiva que a convencional.

Este encontro na fábrica da Círculo S.A. foi viabilizado através do envolvimento de diversos parceiros: Instituto Bordado Filé, Sebrae Alagoas, Prefeitura de Maceió, Embaixada da Áustria no Brasil, Consulado da Áustria em Blumenau, Confederação Nacional da Indústria e da empresa Linhas Aéreas Azul.

 



Compartilhe:

<< Voltar