Notícias

Museu Hering promove evento para debater as relações culturais e técnicas da Indumentária

A Fundação Hermann Hering, em parceria com a FURB e a Fundação Cultural de Blumenau apresenta o evento ModaMuseu: uma conversa sobre a relação cultural pela indumentária. O evento visa à troca de conhecimentos entre acadêmicos e profissionais de museus, promovendo o debate dos questionamentos acerca dos acervos indumentários nas suas mais variadas nuances pelo Vale do Itajaí.

Entre a preservação e a comunicação de acervos de roupas, existem diversos processos museológicos a serem reafirmados: preservar consiste no entendimento químico dos materiais, documentar é criar formas de tornar o objeto fonte de pesquisa e comunicar é estabelecer as relações do mesmo com a moda e a sociedade. Assim, o sentido de identidade das culturas é reafirmado pelos objetos.

Contando com profissionais de instituições tais como ATECOR – Ateliê de Conservação e Restauro da FCC, Museu Paulista, bem como professores da Universidade Regional de Blumenau e profissionais de museus de Blumenau, o Museu Hering parte de suas vivências nestes mais de cinco anos de existência, e abre para o Vale do Itajaí e região as discussões acerca da musealização de materiais e projeção de seus impactos no futuro da criação de moda.

O evento é gratuito e ocorre no dia 13 de junho, das 15h às 21h30 no auditório da Biblioteca Central da FURB, e apresenta mesas redondas e palestras interdisciplinares focadas nas áreas de moda, artes visuais, história, entre outras. Inscrições pelo site www.museuhering.com.br



Compartilhe:

<< Voltar