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Moda gestante, uma excelente oportunidade de mercado
O Sistema de Inteligência Setorial (SIS), um projeto exclusivo do Sebrae/SC, divulgou um relatório que aponta a moda gestante como um mercado em franca expansão, mostrando-se como uma excelente oportunidade para os empresários do setor de vestuário catarinense. O estudo, realizado com base no Censo 2010, divulgado este ano e analisado pelo IBGE, informa que, aproximadamente, 83 milhões de mulheres tiveram filho no País, o que demonstra o grande potencial do mercado. Desse número, ressalta-se que mais de 2,7 milhões eram de mulheres de Santa Catarina.
O relatório aponta que a maioria das gestantes estava na faixa etária entre 20 e 29 anos, isto é, mulheres que gostam e acompanham as tendências da moda e que, por falta de marcas desse nicho de mercado, acabam tendo que adaptar roupas para não gestantes.
Um estudo feito com grávidas adolescentes realizada por Vanessa Heil, da Universidade do Vale do Itajaí, mostra que as roupas para grávidas não são pensadas para esse público e que as meninas consideram as vestimentas de gestantes muitas vezes ‘monótonas’ ou sóbrias, sem as novidades da moda.
“O que percebemos com esse levantamento é que há um grande potencial de demanda e pouca oferta. As jovens e futuras mamães gostam de manter um estilo próprio e dificilmente encontram algo apropriado para elas, pois há falta de opção para estarem na moda. Por isso, essa é uma excelente oportunidade de mercado”, avalia Marcondes da Silva Cândido, gerente da unidade de Gestão Estratégica do Sebrae/SC.
Tendência das passarelas para as gestantes
Levar o que é apresentado nas passarelas como tendência para a moda gestante é a principal dica. Para o verão 2014, as estampas étnicas e aquelas que lembram o azulejo português, azul e branco, foram as que mais apareceram nos desfiles de estilistas famosos, como Givenchy, Vivianne Westwood, Diane von Furstenbergm, Herchcovitch, Valentino e Roberto Cavalli. E são essas opções que as grávidas querem ver nas lojas.
“Os empreendedores devem partir do que foi destaque nas passarelas para criarem coleções específicas para as gestantes, reforçando peças que estarão na moda e valorizando esse momento tão importante para as mulheres”, ressalta o gerente de assessoria de planejamento do Sebrae/SC, Douglas Luís Três.
Para conquistar essas mulheres, é importante unir a moda ao conforto. Uma das principais peças de uma gestante é a calça adaptável, que possui um cós de malha, lycra ou cotton e modelagem específica para acompanhar o crescimento da barriga. Os zíperes, fivelas, elásticos e botões usados como invisíveis são as grandes dicas, pois garantem que os modelos sejam ajustáveis às mudanças que o corpo passará. Em muitos casos as gestantes optam por peças que usarão durante os nove meses e também depois que o neném nascer, visto que o corpo demora ainda alguns meses para voltar ao normal.
“O número de mulheres que tem filhos no Brasil é grande, como mostrou os dados do Censo de 2010. Nesse sentido, os empresários do setor podem adotar estratégias para a criação de coleções próprias a fim de diversificar mercados e aproveitar esse potencial que ainda é pouco explorado, ou mesmo, potencializar os negócios para atender de forma diferenciada as grandes redes de varejo que possuem pouca diversificação na moda gestante. As oportunidades de mercado são grandes e se bem exploradas poderão alavancar os pequenos negócios”, ressalta Douglas Luís Três.
Para ter acesso ao relatório completo basta se cadastrar, gratuitamente, no portal do SIS www.sebrae-sc.com.br/sis.
Sobre o SIS
O projeto foi desenvolvido a partir da demanda dos empresários e atende os setores de vestuário, apicultura, calçados femininos, móveis de madeira, leite e sustentabilidade. Criado em 2007, o SIS tornou-se um verdadeiro aliado para o aumento da competitividade das empresas participantes. Uma equipe de profissionais multidisciplinar orienta todo o processo, e as informações, em forma de relatórios, ficam disponíveis no ambiente de disseminação do SIS, totalmente on-line e gratuito.
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