Karsten recebe Prêmio Expressão de Ecologia por suas iniciativas sustentáveis

Promovido pela Editora Expressão, o prêmio é certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul do país para o setor empresarial que atua nessa região. A Pesquisa de Responsabilidade Social Empresarial aplicada para se chegar aos vencedores foi baseada em importantes indicadores do Instituto Ethos/Bovespa.

A Karsten utiliza os recursos naturais com sustentabilidade e respeito à biodiversidade. A empresa busca promover mais qualidade de vida, tanto através de seus produtos como de suas ações comprometidas com a questão do meio ambiente através de sua política de Gestão Ambiental, que se baseia no desenvolvimento de técnicas de produção mais limpas e prevenção da poluição, resgatando o ecossistema onde atua.

A Karsten foi pioneira entre as indústrias têxteis catarinenses a instalar uma Estação de Tratamento de Efluentes pelo sistema biológico. A própria empresa capta a água que consome do rio do Testo, em Blumenau, utilizando, tratando e devolvendo-a mais limpa do que na captação. Além disso, faz o controle e o tratamento da água para o consumo humano e industrial, um processo que está em constante evolução. Os resíduos sólidos industriais são coletados, separados e recebem destino adequado.

Outra preocupação da Karsten é com relação ao reflorestamento. A empresa mantém um total de 840 hectares de áreas reflorestadas de eucalipto e pinus. A biomassa dessas árvores é utilizada para a caldeira da fábrica. Além disso, um viveiro de mudas localizado em Guaricanas (SC) produz, anualmente, 240 mil mudas de eucalipto. A técnica de plantio é a de cultivo mínimo, que minimiza as alterações na estrutura do solo, reduz a evaporação da água e a mineralização da matéria orgânica.

Consciente de que todo o trabalho de preservação realizado será perdido se não for contínuo, a Karsten desenvolve ainda o “Programa de Bem com a Natureza”, que busca a parceria de escolas, dos colaboradores e da comunidade para interagir com a natureza, conciliando atitudes de preservação, desenvolvimento, educação e qualidade de vida.