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Mario Queiroz comanda a celebração da moda catarinense

Estilista acompanha de perto as criações do projeto Santa Catarina Moda Contemporânea

O diretor criativo do SCMC é um dos maiores estilistas do país e é reconhecido pela habilidade em criar peças únicas para um homem moderno e cosmopolita. Com experiência de mais de 20 anos no mercado, ele é um dos principais nomes da São Paulo Fashion Week, é autor do livro “O Herói Desmascarado – A Imagem do Homem na Moda”. 

Mario conduz as 15 empresas ligadas ao projeto Santa Catarina Moda Contemporânea e orienta os alunos das 14 instituições de ensino por meio da experimentação e linguagem de moda, pontuando os trabalhos com conhecimento, incentivando pesquisas e auxiliando no processo de construção da identidade desses futuros profissionais. Em 2010, o estilista assumiu a direção da Escola de Moda do IED – Instituto Europeo di Design no Brasil. Mario não é apenas um orientador, é um dos nomes que ajuda a revelar a força da moda catarinense para a América Latina. O desfile final do projeto SCMC ocorre no dia 20/03, na Green Valley, em Camboriú.

Sobre o SCMC

O Santa Catarina Moda Contemporânea é um projeto pioneiro na América Latina e busca transformar o mercado de moda catarinense através da união entre: instituições de ensino, indústrias têxteis e alunos, formando uma verdadeira cadeia de moda. Além do envolvimento entre os participantes, palestras, workshops e encontros, é no evento final que o grande público conhece o resultado de um ano de projeto.

ESTRUTURA


Indústrias:
Buettner, Dalila Têxtil, Dudalina, Hering, Iriá, Kyly, Lancaster, Lunender, Marilua, Marisol, Oceano, Soutex, Tecnoblu, Villa Têxtil e Zanotti.

Alunos das Instituições de ensino:
Assevim, Furb, Udesc, Uniasselvi, Unifebe, Univali, Univille e das escolas Senai Blumenau, Senai Brusque, Senai Criciúma, Senai Jaraguá do Sul, Senai Joinville e Senai Rio do Sul.

Diretor Criativo: o estilista Mario Queiroz

MISSÃO
Mostrar ao mercado nacional e internacional o Design de Moda em Santa Catarina.

OBJETIVOS
O SCMC busca sempre compartilhar um novo olhar na moda e no design através da capacitação continuada,
Revelar o potencial criativo do estado para todo o continente,
Integrar a comunidade acadêmica, os futuros profissionais, com o mercado através do contato com as empresas,
Incentivar a troca de experiências para o fortalecimento da cadeira de moda através do trabalho coletivo.

AÇÕES
Todos os integrantes do SCMC (empresas, coordenadores dos cursos de moda e alunos) participam de palestras, workshops, encontros e reuniões. Conheça cada uma das ações trabalhadas ao longo do ano, onde um evento de moda pontua o final de mais um ano de projeto:

THINKINGS
Encontros exclusivos para empresários, que discutem economia, automação, desenvolvimento de processos e estratégias de negócios. Uma oportunidade para reflexão e troca de experiências, além de ampliar o círculo de contatos e oportunidades de negócios.

SCMC EXPERIENCE
Encontros para empresários e estudantes, que visa a integração das empresas e colaboradores. A cada Experience uma empresa participante do projeto é escolhida para sediar o evento. A indústria abre suas portas, recebendo os participantes, apresenta a empresa e realiza visitas ao parque fabril.

WORKSHOPS
Nos workshops, estudantes e empresas participantes do projeto são orientados por profissionais qualificados. Através da análise e avaliação de casos de sucesso e de oficinas de experimentação, os participantes desenvolvem a capacidade criativa e novas idéias.

PALESTRAS 
Por meio de palestras abertas à população, os participantes do SCMC e demais interessados conhecem mais sobre profissionais reconhecidos no mercado. Nas últimas edições, o projeto já recebeu: Lilian Pacce (jornalista e editora de moda), Vera Lúcia Lima (pesquisadora de moda e autora de diversos livros da área), Mario Queiroz (estilista e diretor criativo do SCMC), Jum Nakao (estilista premiado), Lila Colzani (fundadora e estilista da marca de moda jovem Colcci. Atualmente é diretora criativa de sua própria marca, Stereo), Amir Slama (criador e ex-sócio da marca Rosa Chá), Michel Maffesoli (sociólogo e docente da Universidade Sorbonne, em Paris), Guilherme Lacombe de Góes e Vasconcelos (especialista em direito internacional e diretor fundador da câmara de comércio Brasil-Índia, criada em 2005), Ana Livni e Fernando Escuder (estilistas uruguaios que propõem um novo conceito de moda – a moda lenta, com consciência e responsabilidade social), o presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global, Vitor Seravalli, Fausto Alvarez Donini, especialista em estratégias e ferramentas para Gestão de Pessoas, entre outros.

EVENTO FINAL
Esse evento é o principal evento de moda de SC, o que o torna diferente dos outros não está apenas no resultado apresentado na passarela, mas sim na transformação de um estado, na preparação para o mercado competitivo dos futuros profissionais da área. O Evento Final é o ápice de cada edição do projeto SCMC. O local escolhido é o pano de fundo para as coleções e ajuda a construir a mensagem criativa. Planejado para receber as empresas, convidados e imprensa, o desfile final antecede muita expectativa e surpreende os presentes. Esse ano, o desfile final da 5ª edição acontece na Green Valley, no dia 20 de março, a partir das 19 horas.

 

Ficha técnica SCMC:

Presidente: Cristiano Buerger
Vice-Presidente: André Luis Klein da Silva
Diretor Financeiro: Alfredo Fantoni
Gestão Operacional: Amélia Malheiros
Conselho: Cristiano Buerger, Giuliano Donini e Rui L. Hess de Souza
Diretor Criativo: Mario Queiroz

Mais informações: www.scmc.com.br



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