Notícias

Sintex e IBCC realizam “Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama” em Blumenau

Pela primeira vez, a cidade recebe uma etapa do evento

No ano em que completa 10 anos no Brasil, a “Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama” ganha uma edição especial na cidade catarinense de Blumenau no domingo, 10 de maio, “Dia das Mães”. Com iniciativa do IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer e do Sintex – Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, o evento tem patrocínio da Cia. Hering e Texfair – Feira Internacional da Indústria Têxtil. A “Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama” faz parte da programação paralela da Texfair, que também comemora 10 anos de realização e acontece entre os dias 12 e 15 de maio.

O presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, declara: “A etapa da Corrida em Blumenau acontece em clima de festa pelos 10 anos de sucesso do evento e também por ser realizada no ‘Dia das Mães’ e nós nos juntamos às comemorações dentro da programação paralela da 10ª edição da ‘Texfair”. Desde 1999, já foram realizadas 36 edições da prova, que contaram com a participação de mais de 86 mil participantes e foram patrocinadas por mais de 80 empresas.

Realizada no Brasil há mais de 15 anos, a campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda” representa um dos maiores símbolos de responsabilidade social no país. Diversas personalidades e artistas apoiam e participam da iniciativa, vestindo a camisa e participando dos eventos como a “Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama”.

A edição de Blumenau deve contar com 1.200 participantes – entre corredores e caminhantes. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio, no locais descritos abaixo. O valor da inscrição é de R$ 20,00 e a renda será revertida para o IBCC e também para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau.

Locais das inscrições:

Hering Store - Shopping Neumarkt Rua 7 de Setembro, 1.213 Blumenau
Espaço Hering Rua Bruno Hering, 1.421 - Bom Retiro Bluemanu
Hering Store - Baln. Camboriu Shopping Av Sta Catarina, 01 - Bairro dos Estados Bal Camboriu
Hering Store - Av. Brasil Av. Brasil, 1500 - Sala 01 Bal Camboriu
Academia Long Life Rua Boaventura Amorim, 16 - Itoupava Norte Blumenau
Academia Long Life Rua Paris, 151 - Itoupava Norte Blumenau
Academia Long Life Rua 4 de Fevereiro, 327 - Itoupava Norte Blumenau
Academia Acqua & Sports Rua Catharina Braun, 116 - Asilo Blumenau
Academia Planeta Corpo Rua Engenheiro Odebrecht, 373 - Garcia Blumenau
FURB Campus I - Posto Blucredi - Praça do Estudante Blumenau
ADHering Rua General Osório, 2,170 - Velha Blumenau
Farmácia SESI R. C. Aristiliano Ramos, 494 - Gaspar/SC Gaspar
Farmácia SESI R. Angelo Dias, 72 - Blumenau/ SC Blumenau
Farmácia SESI Rua Amazonas, 4441 - Garcia - Blumenau/ SC Blumenau
Farmácia SESI R. Benjamin Constant, 500, Bairro Asilo - Blumenau/ SC Blumenau
Farmácia SESI R. Francisco Vahldieck, 1001 - Sala 2 - Fortaleza - Bnu/ SC Blumenau
Farmácia SESI R. XV de Novembro, 1344 - Centro - Blumenau/ SC Blumenau
Farmácia SESI R. 2 de Setembro, 3020 - Itoupava Norte - Blumenau/ SC Blumenau
Farmácia SESI R. Tiradentes, 180 - Salas 1 e 2 - Indaial/ SC Indaial
Farmácia SESI R. dos Caçadores, 2306 - Velha - Blumenau/ SC Blumenau
Farmácia SESI R. Amazonas, 455 - Garcia - Blumenau/ SC Blumenau
Farmácia SESI R. Dr. Pedro Zimmermann, 6005 - Blumenau/ SC Blumenau
Farmácia SESI Av. Getúlio Vargas, 222 - Centro - Timbó/ SC Timbó
Cooper - Ominno Rua dos Caçadores, 2405 - Velha - Blumenau - SC Blumenau
Cooper - Mafisa BR 470 - Km 53 - N° 3.179 - Itoupavazinha Blumenau
Cooperativa de Crédito - Viacredi
Agência Matriz Rua Hermann Hering, 1125 - Bom Retiro Blumenau
Agência Velha Rua dos Caçadores, 2206 Blumenau
Agência Água Verde Rua General Osório, 2070 Blumenau
Agência Itoupava Central Dr. Pedro Zimmermann, 6390 Blumenau
Agência Glória Rua da Glória, 699 Blumenau
Agência - Centro XV de Novembro, 759 - 2º piso do Shopping 'H' - Salas 28/29 Blumenau
Agência Vila Nova Rua Almirante Barroso, 1439 Blumenau
Agência Sulfabril Rua Itajaí, 948 Blumenau
Agência Fortaleza Rua Júlio Michel, 155 Blumenau
Agência General Osório General Osório, 3269 Blumenau
Agência Vila Itpoupava Henrique Conrad, 730 Blumenau
Agência Progresso Santa Maria, 10 Blumenau
Agência Salto do Norte Rod. Br 470, Km 53 Blumenau
Agência Velha Central José Reuter, 1123 Blumenau
Agência Bnu Bremen Zenter XV de novembro,1357 Blumenau
Agência Itoupavazinha Professor Jacob Ineichen, 88 Blumenau
Agência Garcia Rua Amazonas, 2.290 Blumenau


Percurso:

- Corrida - 7.300 metros
Largada do Galegão, Rua Humberto de Campos, Rua 7, Fonte Luminosa, Rua das Palmeiras (Por dentro da Calçada), Rua 15, Rua Paulo Zimmermann, Rua 7 e Humberto de Campos, Galegão.

- Caminhada - 4.000 metros
Largada do Galegão, Rua Humberto de Campos, Rua 7, Rua Padre Jacop, Rua 15, Rua Paulo Zimmermann, Rua 7 e Humberto de Campos, Galegão.

Serviço:
“Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama” – Etapa Blumenau
Data: 10 de maio de 2009
Horário: 8h30
Local: saída da frente do Parque Vila Germânica na Ramiro Ruedger

www.texfair.com.br


Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama

Em 2009, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama, realizada pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) e pela Rede Globo de Televisão, e evento integrante da campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda, completará 10 anos.

A largada foi dada em São Paulo, em 1999, no Parque Ibirapuera, e Rio de Janeiro. Nesta primeira década de existência outras cidades também foram cenário para a Corrida e Caminhada: Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), São José dos Campos (SP) e Belo Horizonte(MG).

Mais do que levar a mensagem da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama estampou no peito e no rosto das mulheres a certeza de que a informação, o bem-estar e a alegria são fortes aliados no controle da doença. Assim como a Campanha, a Corrida e Caminhada também ajudou a desmistificar o câncer, fazendo com que as mulheres passassem a enfrentá-lo com coragem e confiança. Isso sem falar no autoexame, que fez com que uma grande parte do público feminino se tocasse e percebesse que conhecer o próprio corpo é fundamental.

Não se pode medir em números exatos os benefícios de um evento esportivo ligado a uma doença tão temida, mas o que se percebe é que a cada ano mais mulheres têm participado. Elas entenderam que é melhor largar na frente, em prol da saúde, do que correr atrás da cura do câncer e que é muito bom ajudar quem precisa, já que o dinheiro arrecadado com as inscrições é revertido a instituições filantrópicas com atendimento ao SUS.

Assim, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama quebrou recordes de participantes e o tabu do medo e do preconceito. E conquistou adeptos consideráveis: os homens. Eles pediram, insistiram e acabaram fazendo parte do evento. Há duas edições eles também correm pela saúde das mulheres e se orgulham de fazer parte desta torcida tão especial.

Correr durante 10 anos é uma grande vitória. E mais expressivo ainda é quando os números revelam conquistas surpreendentes.


IBCC: história, competência, humanização e modernidade

Há 41 anos o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) encara com muita seriedade a sua missão: Levar a prevenção e o tratamento do câncer ao alcance de todos.

Desde 1968, o IBCC já atendeu mais de quatro milhões de pessoas. Sempre buscando oferecer o que há de mais moderno em termos de tecnologia, mas sem esquecer o lado humano, seja dos médicos, funcionários e principalmente dos pacientes.

Para se ter uma ideia, alguns dos números dos procedimentos realizados em 2008 pelo IBCC são: 109.469 consultas, 5186 cirurgias, 16.648 sessões de Quimioterapia, 44.685 sessões de Radioterapia, 9556 tomografias computadorizadas e 8.832 exames de Medicina Nuclear.

Os números de cirurgias e internações estão divididos entre as especialidades médicas de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Ginecologia, Mastologia, Oncologia Clínica, Radioterapia e Urologia. Mas o hospital mantém sua tradição e vocação para os cuidados com a saúde feminina, o que o torna destaque no tratamento dos cânceres de mama e ginecológico, que representam 60% do total de atendimentos do IBCC. O Sistema Único de Saúde (SUS) preenche 80% de todos os atendimentos realizados pelo hospital.

Com “operação no azul”, o hospital se permite, atualmente, investir a integralidade do dinheiro arrecadado pela campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda na compra de equipamentos e obras de expansão do complexo hospitalar, além de implantar novos serviços e especialidades, como Iodoterapia, Cuidados Paliativos e Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH). São cerca de R$ 400 mil mensais que entram no caixa do IBCC para melhorar e ampliar continuamente o atendimento do hospital.

Em outubro de 2008 o IBCC inaugurou a Unidade de Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas (TCTH), novo nome que a Ciência dá ao Transplante de Medula Óssea. Esta nova área é capacitada para realizar qualquer tipo de transplante: autólogo (também conhecido como autotransplante, quando as células progenitoras provêm do próprio paciente); alogênico (células progenitoras provêm de doadores aparentados e não-aparentados) e singênico (células progenitoras provêm de gêmeos idênticos – univitelinos).

Com quatro leitos e capacidade de ampliação para mais oito (totalizando 12 leitos), a Unidade de TCTH do IBCC apresenta diferenciais importantes para o tratamento da doença: quarto auto-reversível em UTI, ar-condicionado com filtro total e pressão positiva, hospital-dia (destinado exclusivamente aos pacientes de TCTH) e isolamento total da Unidade de TCTH.

E as obras não param por aqui. Em 2008, o Instituto deu início à ampliação de sua estrutura, com a construção de mais cinco andares, que resultarão em 178 novos leitos para internação (totalizando 220 leitos), sendo 20 deles destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 10 novas salas para o Centro Cirúrgico. Todo este complexo deverá ser concluído em 2010, mas a primeira fase da obra será entregue em maio de 2009, quando o IBCC passará a ter 86 leitos, sendo 10 de UTI.

O valor total previsto para as obras de ampliação é de aproximadamente R$ 14 milhões, além de R$ 6 milhões que serão investidos na aquisição de equipamentos e mobiliário.

Atendimento
Atualmente, o hospital IBCC está equipado para prestar os serviços de atendimento ambulatorial, diagnóstico (mamografia, ultra-sonografia, raios x, medicina nuclear (cintilografia e desintometria óssea), tomografia computadorizada e anatomia patológica), internação, cirurgias (centro cirúrgico e cirurgia ambulatorial), terapia intensiva, radioterapia (externa e braquiterapia), quimioterapia e reabilitação psicológica.

Centro de Estudos
O Centro de Estudos do IBCC faz escola. A cada ano cerca de 100 profissionais da Medicina, tanto do Brasil quanto da América Latina, vêm a São Paulo, no bairro da Mooca, para conhecer e aprender o que há de mais inovador e moderno em técnicas utilizadas para o tratamento do câncer, com destaque para os de mama e ginecológico. O Centro de Estudos é responsável ainda por diversas teses, estudos e pesquisas feitas sobre a doença, sua prevenção, diagnóstico e tratamento.

Entre os melhores de São Paulo
Em pesquisa inédita realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, nos meses de novembro e dezembro de 2007 e abril e junho de 2008, entre 60,2 mil pacientes do SUS, que passaram por internações e/ou exames em cerca de 500 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública estadual, o IBCC classificou-se entre os 10 melhores hospitais do Estado (8º lugar). O significado desta pesquisa torna-se ainda mais relevante se considerarmos apenas os hospitais do município de São Paulo, quando esta classificação sobe para o 4º lugar, e os hospitais oncológicos do Estado, que destaca o IBCC em 2º lugar.


Campanha
Quem nunca ouviu falar na famosa campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda? E no famoso alvo azul que estampa as camisetas? Há 14 anos realizando no Brasil a Campanha em prol do alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que mais mata as mulheres no País, o IBCC já arrecadou com a causa, neste período, mais de R$ 40 milhões. As personalidades do meio artístico prestigiam a Campanha desde 1995, quando foi inaugurada no Brasil. Apesar de ter sido criada nos EUA, foi em nosso país que a causa tomou proporções gigantescas e passou a ser reconhecida como um exemplo mundial. O valor arrecadado com a Campanha representou, em 2008, 8,94% da receita do hospital. Já as doações que recebe de pessoas físicas e jurídicas representaram 6,74% da receita do IBCC.

Câncer no Brasil – Inca

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) é a única entidade brasileira apta e autorizada a divulgar dados e estatísticas sobre o câncer no País. Confira, abaixo, os números estimados pelo Inca para 2008 de incidência de câncer em geral e especificamente o de mama:

Estimativas 2008 Brasil - Novos casos
Câncer (geral / homens e mulheres) 470.000
Câncer de mama 49.400


Informações para a imprensa:

Fernanda R. Souza Momm
Assessoria de Imprensa Sintex
(47) 3326-9662
http://www.sintex.org.br/

Presse Comunicação Empresarial
http://www.presse.inf.br



Compartilhe:

<< Voltar

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Cookies.

Continuar