Notícias

Brasil e EUA assinam parceria no Setor Têxtil

 

A ABIT realizou na última terça-feira, dia 29 de abril, em Washington, um encontro inédito entre o setor têxtil e de confecção brasileiro e o norte-americano. No encontro, que teve a participação do presidente do Sintex, Ulrich Kuhn, e de importantes empresários de ambos os países e seus respectivos representantes de governo, as entidades representativas concordaram em fechar um acordo de cooperação mútua. Segundo o presidente do Sintex, a assinatura dos documentos indica que as portas estão “oficialmente abertas” para negociações futuras e acordos bilaterais de livre comércio.

 

Foram assinados dois Memorandos de Entendimento: entre a ABIT e a Associação Americana de Confecção e Calçados (AAFA - American Apparel & Footwear Association) e também com o Conselho Nacional das Entidades Têxteis dos EUA (NCTO - National Council of Textiles Organizations of the United States of America).

 

Entre os termos do memorando, estão:

- Explorar iniciativas que aproximem os setores têxteis brasileiro e norte-americano.

- Trabalhar juntos, onde apropriado, em posições comuns nos acordos de comércio internacionais que estão sendo negociados por ambos os governos.

- Manter discussões em curso sobre desafios comuns e oportunidades para a cooperação.

- Lutar contra todos os tipos de práticas de comércio ilegais ou injustas, incluindo falsificação e violação dos direitos de propriedade intelectual.

- Discutir maneiras de monitorar o futuro do comércio internacional da cadeia produtiva de matéria têxtil após a expiração das provisões do parágrafo 242 do protocolo chinês da ascensão ao WTO.

 

Leia na íntegra, a versão em inglês, do Memorando assinado com a NCTO, que tem o mesmo teor do assinado com a AAFA.

 

Mais informações no site da Abit



Compartilhe:

<< Voltar