FIESC valoriza ferrovia em SC e vai acompanhar cronograma de obras

Veículo: Portal Fiesc

Seção: Economia

Na assinatura de ordem de serviço, o presidente Glauco José Côrte salientou também a necessidade de ferrovia entre Oeste de SC e Centro Oeste, para tornar insumos mais baratos, e de duplicação da BR 282

Presidente da FIESC ressaltou importância da solução dos gargalos logísticos. Foto: Elmar Meurer

Florianópolis, 15.10.2014 - O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, classificou como marco importante para o Estado a ordem de serviço para realização de projeto executivo e estudos de viabilidade da Ferrovia da Integração, para ligar o Oeste ao Litoral catarinense. Ele ressaltou, no entanto, que a entidade continuará monitorando os cronogramas e a realização das obras.

A ordem de serviço para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ferrovia, também conhecida como ferrovia do frango, foi assinada na manhã desta quarta-feira, em Chapecó, em ato que contou com a presença dos ministros dos Transportes, Paulo Passos, e Planejamento, Miriam Belchior, do governador Raimundo Colombo, além de deputados e lideranças empresariais.

"É uma iniciativa valiosa do governo federal, que finalmente reconhece a importância de termos essa ferrovia da integração, ligando o Oeste ao Litoral catarinense", afirmou Côrte em seu pronunciamento no evento. E, dirigindo-se aos dois ministros, o industrial ressaltou a necessidade da realização de mais duas obras para reduzir os custos de transporte da região: uma ferrovia do Oeste catarinense ao Centro Oeste brasileiro, extensão da Norte-Sul, e a duplicação da BR 282 (que liga o Extremo Oeste à Capital).

"O preço de um saco de milho em Sorriso [no Mato Grosso] é de cerca de R$ 12, mas chega aqui, ministro e ministra, por R$ 24, R$ 25. Precisamos eliminar esse gargalo logístico que retira a competitividade de um patrimônio brasileiro que é a agroindústria de Santa Catarina", salientou.

Em linha com o pronunciamento do presidente da Associação Empresarial de Chapecó (ACIC), Bento Zanoni, Côrte também defendeu a duplicação da BR 282, para que os produtos do Oeste catarinense cheguem mais rapidamente e mais baratos aos portos de SC.

Ferrovia da Integração

Com 862 quilômetros, a Ferrovia ligará Dionísio Cerqueira (na fronteira com a Argentina) ao Porto de Itajaí. O EVTEA será executado pelo consórcio constituído pelas empresas Prosul, Setepla, Urbaniza e Hansa, com prazo de 25 meses e custo de R$ 46,5 milhões.