Pesquisa revela que mulheres  dominam a indústria têxtil e de confecção

Segundo a Abit, 60% da mão de obra na cadeia têxtil e de confecção são do sexo feminino.

Em março celebramos o mês da mulher, isso mesmo, porque só um dia é pouco para reviver momentos marcantes de uma história de conquistas e batalhas, que segue com desafios diários por igualdade e respeito.

Há muitos números e levantamentos que consolidam essa trajetória de evolução do sexo feminino frente à sociedade. Dados da consultoria Grant Thornton relativos a março de 2022, revelam que no Brasil, 38% dos cargos de alto escalão nas empresas são ocupados por mulheres, o que coloca nosso país na quarta posição no ranking da representatividade feminina no mercado de trabalho, acima da média na América Latina, que é de 35%, e da global, de 32%.

E nesse cenário está a Erivania que passou do cargo de zeladora ao de líder de produção na empresa catarinense Incofios. Aliás, as mulheres dominam esse setor, respondendo por 60% da mão de obra na cadeia têxtil e de confecção, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Erivania tem 47 anos, é casada e tem quatro filhos, todos maiores de 18. Iniciou na Incofios em 2010, como zeladora. Em poucos meses, recebeu a oportunidade de passar pelos processos da empresa e começou a trabalhar nas máquinas na área de fiação de penteado. “Vi minha vida mudar em pouco tempo. Em 2012 passei a integrar a equipe do laboratório como tituladora onde fiquei até 2020. Mas, ao assumir esse desafio também assumi outros e foi onde a falta de escolaridade pesou. Porém, tive todo apoio da empresa para retomar os estudos e seguir evoluindo dentro do quadro de funcionários. Conclui o segundo grau, fiz graduação e MBA em Gestão da Qualidade em 2021 passei para o cargo de laboratorista”, conta.

Após 10 meses como laboratorista, Erivania foi convidada a integrar a equipe de liderança, um desafio e tanto, sendo a primeira mulher a fazer parte da equipe de supervisão.

Mulheres são referência na jornada do conhecimento

O empenho das mulheres na jornada do conhecimento tem reflexo no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE, de 2019, as mulheres são maioria quando o assunto é grau de instrução, 19,4% da população feminina com 25 anos ou mais têm nível superior completo. Entre os homens, a participação é de 15,1%. As mulheres também são maioria nos cursos de pós-graduação e entre professores do ensino básico, sendo mais de 70%. Já no ensino superior, representam 43% do corpo docente.

A história de Erivania atualmente se conecta com muitas mulheres  que conciliam as rotinas de mãe, esposa, dona de casa, supervisora, estudante e que batalham diariamente por melhores oportunidades de trabalho.

“A oportunidade que recebi é um caminho sem volta e repleto de desafios. Mesmo sendo graduada em Gestão da Qualidade, MBA Gestão da Qualidade, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, sigo me aperfeiçoando e atualmente estou cursando Técnico Têxtil. Uma frase que parece clichê, mas sempre carrego comigo é: se não fizer o que ama, ame o que faz. Se amar o que faz tudo será mais fácil”, destaca.

“A Erivania vem constantemente desenvolvendo sua capacidade de liderança. Dedica-se para seu desenvolvimento e crescimento profissional. Gosta de ouvir, buscar melhorias e está disponível para ajudar o próximo. A Incofios valoriza o crescimento e o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Oferecemos oportunidades de aprendizado e treinamento contínuo para auxiliá-los a desenvolver suas habilidades e alcançar seus objetivos profissionais”, elogia o Gerente Industrial da Incofios, Edson Augusto Schlogl.

Sobre a Incofios

Há 21 anos no mercado, com sede em Indaial, região têxtil do Vale do Itajaí, a Incofios atende a Indústria Têxtil com a melhor solução em fios 100% algodão. A produção atual gira em torno de 1900 toneladas de fios ao mês, distribuídas em 29.760 fusos de fio penteado/compacto e 8.328 rotores de Open End.