Vacina reduz internações e mortes causadas pela gripe, destaca médico

A gripe é uma doença causada pelo vírus influenza que, nos casos mais graves, pode levar à hospitalização e à morte, destaca o médico do SESI, Leandro Garcia. Por isso, campanhas anuais reforçam a importância da vacinação contra a gripe. Esta ainda é a melhor forma de se evitar as complicações da doença.

Garcia explica que os primeiros sintomas da gripe geralmente são febre, cansaço e dores no corpo. Após três ou quatro dias, estes sintomas tendem a dar lugar às manifestações respiratórias, como tosses, espirros e secreção nasal. “Adultos saudáveis também podem ser impactados com a perda da capacidade de trabalho e podem transmitir a doença para pessoas de alto risco”, lembra o médico.

Ao contrário do que alguns acreditam, a vacina não é capaz de transmitir a doença. “Na verdade, ela nos deixa mais fortes e é muito efetiva em reduzir os casos de internação e morte”, frisa Garcia.

Trabalhadores são imunizados na indústria

O SESI já deu início à vacinação dos trabalhadores da indústria. “A vacinação é a melhor forma de melhorar a imunidade coletiva dentro do ambiente de trabalho e na comunidade, prevenindo uma potencial epidemia de gripe. Além disso, é uma estratégia para diminuir afastamentos e atestados motivados pela gripe e suas complicações e reduzir custos assistenciais com plano de saúde”, alerta Sendi Lopes, gerente de saúde e segurança do SESI.

As  vacinas seguem disponíveis para compra, as empresas interessadas devem entrar em contato com as Unidades do SESI SC para efetuarem seus pedidos. Em Santa Catarina, são mais de 20 unidades de atendimento e a empresa que imunizar mais de 15 trabalhadores, pode solicitar a vacinação in company, ou seja, dentro da própria indústria.

Indústrias associadas ao Sintex têm condições especiais para adquirir as vacinas do Sesi. Confira aqui.

Com informações da Fiesc.