Incofios projeta ampliar exportação de fios de algodão em até 10%

Empresa catarinense acompanha expansão e tendências do setor têxtil internacional.

O ano de 2023 começou com metas ousadas para a cotonicultura brasileira.O país tentará o título mundial da exportação de algodão este ano, encorajado pelo aumento da área plantada e possível redução do plantio pela concorrência. Para este ano, o plano da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) é alcançar 1,7 milhão de hectares, superando a área da safra recorde de 2019.

No embalo para aumentar a participação da fibra brasileira no mercado internacional, a Incofios, empresa catarinense do Grupo Rovitex, é referência na produção de fios 100% algodão e projeta ampliar a exportação do seu produto.

Fernando Conti, gerente comercial da Incofios, conta que 2023 já começou com fechamento de novos negócios no país vizinho, a Colômbia e Peru, fruto da visita na Colombiatex e países próximos. “Durante a Colombiatex, principal feira da América Latina voltada para o segmento têxtil, a Incofios teve média de faturamento de US$ 500 mil. Estar presente no mercado internacional faz parte do planejamento estratégico da empresa”.

Estáticas brasileiras

O Brasil é o segundo maior exportador, atrás dos EUA, e prevê aumentar os embarques em mais de 22%. Em 2022, as exportações brasileiras de algodão bateram recorde em receitas, totalizando US$ 3,67 bilhões, aumento de 9% em relação aos US$ 3,4 bilhões de 2021.

A cadeia produtiva da fibra vem se destacando a cada ano e uma das boas notícias é a possibilidade de entrada no mercado do Egito. É a primeira abertura de mercado registrada pelo Brasil em 2023 e representa o reconhecimento da qualidade do produto brasileiro.

O termo “algodão egípcio” é sinônimo de algodão para produtos de luxo e de elevada qualidade, devido, sobretudo ao seu comprimento, maciez e resistência. Estima-se que o Brasil tenha potencial para atender, a princípio, 20 a 25% da demanda egípcia.

Feiras e eventos movimentam o setor

As feiras e eventos têxteis são importantes para adquirir conhecimento e fazer negócios. Além disso, as conexões geradas aprimoram o networking, ajudam a ampliar o olhar estratégico e estimulam a geração de novas ideias.

“Uma das ações nesse início de ano foi a participação na feira Colombiatex, realizada no fim de janeiro, na Colômbia. Nossa presença proporcionou maior visibilidade para a Incofios que, além de receber a visitas de parceiros de negócios que já compram da empresa, também foi possível prospectar novos clientes. A participação na feira é uma parte do processo para que a Incofios possa exportar 10% de sua capacidade produtiva”, destaca.

A incofios estava entre as 29 empresas brasileiras participantes apoiadas pelo Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A Feira é tradição há 35 anos e conta com a presença de visitantes, atacadistas, distribuidores, varejistas, representantes de insumos têxteis e de confecção, além da imprensa do mundo inteiro.

Sobre a Incofios

Há 21 anos no mercado, com sede em Indaial, região têxtil do Vale do Itajaí, a Incofios atende a Indústria Têxtil com a melhor solução em fios 100% algodão.

A produção atual gira em torno de 1900 toneladas de fios ao mês, distribuídas em 29.760 fusos de fio penteado/compacto e 8.328 rotores de Open End.