Selo Eureciclo garante 100% da eficácia da logística reversa na Incofios

Empresa têxtil catarinense conquista o selo verde da Eureciclo, que informa que para cada embalagem comercializada, outra igual é reciclada.

Nas próximas embalagens comercializadas pela empresa Incofios, do Grupo Rovitex, o consumidor já vai observar um grande diferencial: a inclusão do selo verde Eureciclo. Representada por um sorriso, a certificação informa que a empresa faz a compensação ambiental dos seus resíduos pós-consumo.

O selo conquistado pela Incofios atesta que para cada embalagem comercializada, outra igual é reciclada. Isso garante 100% de eficácia na logística reversa das embalagens.

Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todas as empresas que geram, comercializam ou importam embalagens são responsáveis pela destinação ambientalmente correta de pelo menos 22% desses resíduos após o consumo.

“Com a inclusão do selo Eureciclo reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade, cumprindo muito além da porcentagem exigida pela legislação e estimulando e valorizando a estruturação do setor de reciclagem, fundamental para ampliar as taxas no país”, destaca o CEO da Incofios, Vitor Luiz Rambo Junior.

Resultados positivos Eureciclo

Com o apoio de mais de 275 centrais de triagem parceiras em todo o país, desde 2017 a certificadora evitou que mais de 614 mil toneladas de papel, vidro, metal ou plástico fossem parar em aterros e lixões.

Em 2021, o resultado de toneladas compensadas foi quase o dobro de 2020, sendo 200.496 toneladas contra 106 mil toneladas, respectivamente.

Segundo a Eureciclo, em pouco mais de quatro anos a remuneração para cooperativas e operadores parceiros foi de mais de R$ 36 milhões e desse total, apenas em 2021 foram R$ 11,5 milhões, valor empregado em melhorias de infraestrutura, maquinário ou no pagamento de profissionais.

Sobre a Incofios

Com matriz na cidade de Indaial, em Santa Catarina, e parque fabril em Campo Verde, Mato Grosso, a Incofios é referência em fios de algodão, com produção média de 1.800 toneladas de fios ao mês, distribuídas em 29.760 fusos de fio penteado/compacto e 8.328 rotores de Open End, que são os dois produtos comercializados.

A expansão e a sustentabilidade caminham lado a lado na Incofios. Na divulgação do relatório de 2021, a empresa apresentou números expressivos quando o assunto são os impactos causados pela atividade ao meio ambiente. No ano passado, foram gerados quase dois milhões de resíduos com a produção de fios de algodão.  Desses 98,43% foram reciclados e apenas 1,57% destinado a aterro sanitário.