Comunicado Sintex

O Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, que tem em sua base 18 municípios, representando em torno de 4.500 empresas, vem a público declarar que o vídeo veiculado pelo Partido dos Trabalhadores e pelo candidato ao governo do estado, Décio Lima, mencionando que o empresário Luciano Hang teria buscado vantagens ilegais, inclusive com demissão de professores, não exprime a realidade, isto porque, retira a afirmação de Luciano Hang do contexto da reunião.

Em 2018, o secretário da Fazenda do estado de Santa Catarina, Paulo Eli, convocou uma reunião com empresários da indústria têxtil com o objetivo de aumentar em 5% a alíquota do imposto do setor. Na oportunidade, o Estado tentava justificar o aumento dizendo que necessitava pagar a folha dos professores. Luciano Hang, que não é empresário  da indústria têxtil, foi chamado para participar da reunião. O empresário defendeu que não era possível aumentar os impostos e, sim, que o estado deveria melhorar a gestão em todas as áreas. Luciano Hang, inclusive, afirmou que benefícios e privilégios deveriam ser cortados antes de qualquer aumento de impostos, citando, por exemplo, a retirada de carros e motoristas de parlamentares do estado.

Ou seja, a reunião teve como objetivo trazer ao conhecimento da Secretaria da Fazenda do Estado de Santa Catarina, que a indústria têxtil, não concordava com mais um aumento de impostos, afirmando que os recursos deveriam ser obtidos com a melhor gestão da verba pública em todas as áreas do governo.

Os brasileiros têm uma carga tributária asfixiante e não é possível que políticos não consigam fazer uma gestão eficiente com tantos recursos. A filosofia de que a iniciativa privada sempre deve pagar mais impostos não é mais aceitável em nosso país.

Registra-se que todo aumento de impostos recai sobre o consumidor, diga-se, o trabalhador brasileiro, que  é o verdadeiro prejudicado, resultando na  eliminação de empregos e rendas. Além disso, tira a competitividade das empresas, gerando empregos no exterior como reconhecidamente na China.