Empresários da área têxtil de Santa Catarina se reúnem no Sintex para debater o futuro do setor

Nesta terça-feira (16), empresários dos setores têxtil, confecção, couro e calçados de Santa Catarina, se reuniram no Sintex - Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Vestuário de Blumenau, a convite da Fiesc - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, para discutir e analisar necessidades e melhorias aos setores.

Representando a Fiesc, o presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Têxtil, Confecção, Couro e Calçados, Giuliano Donini, destacou as ações que estão sendo desenvolvidas em diversos polos têxteis do Estado. “Neste ano o foco é reconhecer como o setor organiza as prioridades para depois estabelecer e oficializar um representante de cada polo. Em 2022 formar um grupo de trabalho e realizar uma agenda comum entre todos os polos para integrar todas as regionais”.

“Os objetivos da Câmara da Indústria Têxtil, Confecção Couro e Calçados são a defesa dos interesse dos setores, monitoramento das leis que impactam os setores, fomentar a integração da cadeia dos setores para aumentos de competitividade, refletir sobre o design da estratégia dos negócios da área, gestão orientada e baseada sempre em dados e estatísticas e colaborar com projetos estratégicos para os setores”, informou.

Os empresários têxteis da região destacaram melhorias necessárias para o setor, como diminuição da carga tributária, acordos e aliança entre os países, competitividade e redução de custos para crescimento do setor e da exportação, produtos com maior valor agregado, mão de obra qualificada, investimento em tecnologia, política de inovação e alinhamento das exigências para mercado interno e externo.