Sintex encaminha ofício à governadora pedindo diálogo no enfrentamento da Covid-19

O Sintex - Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário enviou um ofício à governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr, solicitando atenção e diálogo para mitigar os efeitos da crise gerada pela Covid-19. O documento foi encaminhado na última sexta-feira, dia 20, externando a preocupação da entidade com aumento dos casos na região; destacando o trabalho das indústrias e do varejo em seguir todos os protocolos de segurança e a importância em não penalizar mais uma vez a economia, às vésperas de importantes datas como a Black Friday e o Natal.

Congregando algumas das maiores indústrias do segmento no Brasil, no que é considerado o segundo maior polo têxtil do Brasil, o Sintex representa cerca de cinco mil empresas, que empregam aproximadamente 57 mil trabalhadores. Porém, as rígidas restrições ao varejo nacional resultaram em saldos negativos para a indústria têxtil catarinense.

Segundo dados do IEMI - Inteligência e Mercado, de janeiro a junho, o segmento de vestuário registrou, uma queda de 36% em volume de peças comercializadas, comparado ao mesmo período de 2019. O saldo previsto para 2020 é de uma queda de 18,4%, no varejo de vestuário, o que representa uma perda de comercialização de 1 milhão e 100 mil peças. Já no varejo de artigos têxteis para o lar, a previsão de queda é de 9,3% em 2020, comparando o mesmo período do ano passado.

No documento, encaminhado à governadora, o Sintex se coloca à disposição para o diálogo e colaboração com o poder público em prol de alternativas e soluções para a diminuição da transmissão da Covid-19 e a preservação da saúde dos colaboradores, sem sacrificar a atividade econômica e o emprego. Solicita, ainda, que sejam agendadas reuniões, entre o Poder Público e as indústrias têxteis, bem como o varejo formal, para evitar prejuízos como os já verificados anteriormente, no início da pandemia.