Comunicado - Nível de Atividade da Indústria

O Sintex - Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário informa que, conforme a nova regulamentação que esclarece o nível de atividade na indústria durante a vigência do decreto 515, todas as indústrias podem operar com nível de atividade de até 50%, respeitadas as condições de preservação da saúde dos cidadãos. Excetuam-se dessa limitação as essenciais, como as fabricantes de alimentos, remédio ou materiais de limpeza, por exemplo.

O Sintex destaca, ainda, que nenhum sindicato pode obrigar uma empresa a fechar. Aquelas, diante da situação individual de cada negócio, podem, de livre vontade, tomar medidas que entendam ser cabíveis, como antecipação de férias individuais, concessão de férias coletivas, entre outras ações consolidadas legalmente e já acordadas em caráter excepcional entre o Sintex e Sindicatos laborais por meio de aditamento às Convenções Coletivas vigentes. Com o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, foi firmada uma de Convenção Coletiva de Trabalho Parcial. Nos documentos firmados que estão em nosso site, em sua cláusula primeira, fica bem claro que, "as empresas, a partir da sua assinatura a seu exclusivo critério, programar e realizar férias individuais ou coletivas".

Com o cenário futuro ainda incerto, estamos acompanhando todas as medidas e determinações legais neste período e voltaremos a informar sobre quaisquer modificações que possam ocorrer.

Despedimo-nos, desejando que estejam todos bem e que em breve possamos retornar à normalidade em nosso cotidiano.

Cordialmente,

José Altino Comper