Grupo de detentos promove ação social de Natal em prol de crianças de uma entidade de São Paulo

Fim de ano é uma época que convida para a reflexão e nos torna mais sensíveis a estimular e participar de iniciativas que promovem a solidariedade e o bem. Pensando nisso, a Círculo S/A, maior fabricante de produtos para trabalhos manuais da América Latina se uniu ao projeto Ponto Firme, liderado pelo estilista Gustavo Silvestre que ensina crochê para os detentos da Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, para realizar uma ação social de Natal. Egressos e alunos do projeto confeccionaram bonecos e bichinhos em amigurumi que foram doados a 150 crianças em situação de vulnerabilidade do Instituto C, em São Paulo. “A capacitação dos internos no desenvolvimento desses amigurumis se torna uma ocupação para eles e também uma possibilidade de geração de renda quando saírem da prisão. É o que ocorre com alguns de nossos egressos que trabalham com o artesanato que aprenderam durante o confinamento com o projeto Ponto Firme”, avalia Gustavo Silvestre.

O Projeto Ponto Firme leva afeto, design e estética para dentro da prisão e promove a transformação social a partir do crochê. Criado em 2015, mais de 120 detentos já passaram pelo projeto, que, atualmente, conta com 25 alunos. A Círculo S/A, especializada em produtos para trabalhos artesanais como crochê, tricô e bordado, apoia o Ponto Firme desde o início, contribuindo com a doação de novelos e agulhas que são utilizados nas aulas semanais. Desta vez, além de fios e agulhas, a empresa têxtil disponibilizou duas professoras parceiras, Marcia Rezende e Cintia Nicolau, para participarem junto com o Gustavo Silvestre das aulas e capacitar os alunos na técnica amigurumi. Além dos atuais alunos internos, cinco egressos do projeto participaram da ação que, durante um mês, confeccionaram mais de 150 amigurumis. “Sei que o Ponto Firme conquistou um espaço importantíssimo e está quebrando um padrão ao levar design e estética para dentro da cadeia, algo que nunca havia acontecido. Muita gente acha que é só ‘crochê’, mas não, é uma revolução manual silenciosa. É o design transformando vidas. Além disso, sei que o projeto dá voz a eles. Esse ano, por exemplo, ao nos preparamos para o desfile do São Paulo Fashion Week, também apoiado pela Círculo S/A, ouvi deles que o gostariam transmitir para as pessoas a mensagem de que ainda são seres humanos, uma representação muito forte”, relembra Gustavo Silvestre.

As aulas do Projeto Ponto Firme são realizadas semanalmente sempre às quartas. Nesses momentos os alunos aprendem a confeccionar itens de vestuário e decoração. As peças tecidas pelos detentos já foram exibidas em exposições e eventos importantes como o São Paulo Fashion Week, oportunidade em que desenvolveram duas coleções para o maior evento de moda do Brasil, SP Arte - a maior feira de arte da América Latina e também já foi exportado para Nova York. A cada 12 horas no projeto, o encarcerado se beneficia com a remição de um dia

Círculo S/A

A empresa é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e desenvolve produtos e acessórios para artesanato. Há 81 anos no mercado, exporta para mais de 20 países e é a marca com maior atuação do segmento no país. Conta com mais de 500 produtos em seu mix e, através do Time de Artesãos, que somam 14 profissionais, oferece suporte na educação e profissionalização do artesanato, com workshops em todo o Brasil, além de estimular quem pratica o trabalho manual como hobby, oferecendo e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê e amigurumi.

(Fotos: Danilo Sorrino)