76% das indústrias desenvolvem alguma iniciativa de economia circular

Veículo: ABIT

Mais de 76% das indústrias nacionais adotam alguma prática de economia circular, mas a maior parte não sabe que as iniciativas praticadas se enquadram nesse conceito. É o que mostra pesquisa inédita da CNI, produzida junto à base industrial brasileira e apresentada no dia 24 de setembro, no Encontro Economia Circular e a Indústria do Futuro, em São Paulo.

De acordo com os números, 70% das pessoas responderam não ter ouvido falar sobre o assunto circular antes da pesquisa, embora a maior parte já desempenhasse práticas relacionadas ao tema em suas empresas. Um dado ressalta a importância estratégica do assunto. Como o levantamento teve um caráter esclarecedor, ao fim do questionário, 88,2% avaliam a economia circular como importante ou muito importante para a indústria brasileira.

Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a manufatura do País tem avançado em práticas como o reuso de água, a reciclagem de materiais e a logística reversa, que contribuem para a eficiência no uso de recursos, a redução de custos e a sustentabilidade do meio ambiente e da atividade produtiva. O executivo ressalta, entretanto, que ainda há um enorme potencial a ser explorado para que o país seja protagonista no uso eficiente de recursos naturais. “Esse é o caminho para a inserção do país na economia de baixo carbono. Para isso, é imprescindível que haja uma ação articulada entre iniciativa privada, governo, academia e sociedade no sentido de criar novas formas de produzir e consumir”, destaca o líder.

Economia Circular é um conceito que tem como base o desenho de produtos, compartilhamento, manutenção, reutilização, remanufatura e reciclagem de materiais. Aparece como alternativa ao modelo tradicional, que envolve produção, consumo e descarte, uma vez que defende o uso dos recursos naturais com menos desperdício. Além disso, permite que as empresas reduzam custos e perdas, gerem fontes alternativas de receita e diminuam a dependência de matérias-primas virgens.

A Abit possui um Núcleo de Sustentabilidade e Inovação que trata de ações desse tipo para implantá-la nas empresas.

EMPREGO E COOPERAÇÃO –  60% das indústrias entendem que as práticas de economia circular podem contribuir para a geração de empregos na própria empresa e/ou na cadeia produtiva do setor. Para tanto será necessária uma ação cooperada entre governo, empresas e consumidores, conforme os resultados da pesquisa: 73% consideram que a transição para a economia circular deve ser uma responsabilidade compartilhada.

Quando perguntados sobre a primeira palavra que vem a mente ao ouvir falar o termo economia circular, os empresários e representantes das indústrias mencionaram, em sua maioria, as palavras “sustentabilidade” e “reciclagem”.

EFICIÊNCIA E FIDELIZAÇÃO – A pesquisa revela também que a maioria das empresas que adotou práticas de economia circular foi motivada pela busca por maior eficiência operacional, com 47,3% das respostas. Na sequência, aparece como razão a oportunidade de novos negócios, com 22,6%. Aliar eficiência a novos modelos é imprescindível e necessário para a sociedade ser mais sustentável e acabar com o que chamamos de “lixo”, de forma a considerar todo o material utilizado no dia a dia como recurso útil e reutilizável.

A redução de custos é outro objetivo que as empresas buscam com a adoção de práticas de economia circular, segundo 75,9% dos entrevistados. O percentual é idêntico aos que responderam que suas empresas utilizam a matéria prima ao máximo, sem desperdícios. Outro dado interessante diz respeito à quantidade de empresários – 72,4% – que consideram que a economia circular pode gerar a fidelização do cliente.

“No Brasil, para que lógica circular se realize, será necessário maior investimento em educação e inovação. Em um primeiro momento as empresas terão de investir, mas em uma etapa seguinte será possível diminuir custos operacionais, por meio de processos mais eficientes e voltados para o reaproveitamento de resíduos e utilização de bens reciclados”, destaca o presidente do Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Marcelo Thomé.

METODOLOGIA – A pesquisa realizada pela CNI usou amostra de 1.261 empresas industriais da área correlacionada ao tema, escolhidas de forma aleatória, considerando a abrangência nacional. O campo foi feito com 170 indústrias. A margem de erro é de 5,5% para mais ou para menos.

*Crédito da imagem: CNI