Feira de Oportunidades espera atrair 20 mil pessoas em Blumenau

Veículo: Jornal de Santa Catarina

Com a proposta de criar uma vitrine aos empreendedores locais e oferecer capacitação gratuita para os visitantes, a Feira de Oportunidades começa nesta sexta-feira no Parque Vila Germânica, em Blumenau. A 31ª edição do evento terá 180 expositores e a expectativa da organização é atrair 20 mil pessoas até o domingo nos setores 1 e 2.

Durante os três dias, o visitante poderá conhecer diversas empresas locais e participar de palestras sobre empreendedorismo, branding, inovação, inteligência artificial, gestão e autoconhecimento. Também haverá rodadas de inovação com representantes da Acib, Blusoft e Instituto Gene para estimular os empreendedores a terem novas ideias.

Conforme Adelino Sasse, um dos responsáveis pela organização do evento, alguns estandes também irão oferecer experiências aos visitantes. No espaço do Sesi, por exemplo, será possível entender como funciona a robótica, enquanto o estande da escola inclusiva terá equipamentos que permitem vivenciar deficiências.

Sasse explica que um dos diferenciais da feira é apresentar ao público as empresas de diferentes regiões de Blumenau. Nesta edição, os expositores têm sede nos bairros Água Verde, Velha e Centro. O objetivo da organização é que os moradores percebam a importância de fazer compras no bairro para gerar emprego e renda perto de casa.

- De um lado, ajudamos o expositor a melhorar a divulgação e o material publicitário, levando ele para outras feiras e apresentando pessoas que já participaram de outras feiras. Do outro, os visitantes que vão à feira percebem que empreender não é tão complexo e que eles podem transformar o que sabem fazer em um novo negócio - destaca Sasse.

Proprietária de uma loja de vestuário na Vila Nova, Rosane Costa da Silva Vieira participou do evento no ano passado e criou várias estratégias para atrair os visitantes: distribuiu brindes, fez brigadeiros, levou uma televisão para fazer propaganda, criou cupons de descontos e usou acessórios para enfeitar as roupas. Resultado: captou vários clientes e aumentou as vendas nas semanas seguintes.

- A experiência foi positiva porque me fez enxergar os negócios de outra maneira. O evento tem muito giro de pessoas e empresários que se interessam pela mercadoria. Um exemplo é que vendi seis malas logo depois da feira só porque deixei entre os produtos expostos - destaca Rosane.

A possibilidade de captar novos clientes motivou William do Nascimento, proprietário de uma empresa de informática do bairro Água Verde, a expor pela primeira vez na feira, após negar convites anteriores. O empresário de 36 anos afirma que quer "chegar fazendo bonito", principalmente após alguns concorrentes participarem sem a mesma estrutura.

- O evento merece ser grande porque é uma oportunidade para empresas de todos os tamanhos e mercados mostrarem os produtos. É uma forma de expandir o negócio para um público maior, já que poderemos alcançar milhares de pessoas durante os três dias de feira - afirma Nascimento.

O visitante também terá diversas opções de entretenimento durante a feira. Haverá shows de atrações musicais como Thales Wottrich e Felipe Holmack e as bandas Revivendo Tradições e Big Tedy. Também terá espaço para fanfarras de escolas municipais e apresentações de companhias de dança. Já as opções gastronômicas incluem churrasco, salgados e doces. De acordo com a organização, a renda da praça de alimentação será revertida para entidades da região.

SERVIÇO:

O quê? 31ª Feira de Oportunidades

Quando? Sexta-feira, entre 19h e 22h; sábado, entre 14h e 22h; domingo, entre 10h e 17h.

Quanto? Entrada gratuita

Onde? Parque Vila Germânica - R. Alberto Stein, 199 - Velha, Blumenau