Rui Altenburg recebe homenagem nacional nesta sexta-feira

O presidente da Altenburg, Rui Altenburg, recebe nesta sexta-feira, dia 24, a Ordem do Mérito Industrial da CNI, a mais importante da indústria brasileira. A entrega da comenda ocorre a partir das 10h30, em solenidade na Fiesc – Federação das Indústrias de Santa Catarina.

Natural de Blumenau, o empresário deu continuidade ao negócio de família, iniciado em 1922 por sua avó, Johanna Altenburg, com a fabricação artesanal de acolchoados. Desde criança, ele convivia com a mãe no ambiente de trabalho, brincando com retalhos e tesouras. Estudou na Escola Técnica Tupy, buscando conhecimento na área mecânica. Entrou na empresa da família em 1970, como estagiário. Depois de assumir a presidência, transformou a Altenburg numa companhia que atende mais de nove mil pontos de venda e emprega mais de 1,7 mil pessoas. São 10 lojas próprias em operação e cinco unidades fabris: duas em Blumenau (SC), além de mais duas no país – no Sergipe e em São Paulo – e uma recentemente inaugurada no Paraguai.

Homenagens a outros catarinenses

Nesta sexta-feira, durante a solenidade na Fiesc, também serão homenageados, com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina: Glauco José Côrte (vice-presidente executivo da CNI), Leonardo Fausto Zipf (Duas Rodas Industrial) e Sidney Haroldo Teruo Ogochi (Ogochi Menswear). A programação marca o encerramento da Semana da Indústria, promovida pela Federação em todas as regiões do Estado.

Sobre a Ordem do Mérito Industrial

Criada em 1958, a Ordem do Mérito Industrial é concedida pela CNI – Confederação Nacional da Indústria – a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento da indústria brasileira e do País. Entre os homenageados estão os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso; o ex-vice-presidente José de Alencar, os industriais Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes, Eliezer Batista e Ivo Hering, entre outros.

Mais informações no site da Fiesc.