Frente Parlamentar em defesa da indústria têxtil e de confecção é lançada em Brasília

Foi lançada nesta quarta-feira (08), em Brasília, a Frente Parlamentar Mista José de Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção, tendo como líder o deputado federal Marcos Pereira (PRB/SP) pela Câmara dos Deputados, e o senador Espiridião Amin (PP/SC), no Senado. O presidente do Sintex, José Altino Comper, o diretor executivo da entidade, Renato Valim, e o vice-presidente regional da Fiesc para o Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn, participaram do evento.

Criada em 2008, a Frente tem como objetivos primordiais a promoção do desenvolvimento sustentável da atividade e implementação de medidas voltadas à competitividade. O setor têxtil e de confecção emprega diretamente 1,5 milhão de pessoas e está presente em todos os estados e em quase todos os municípios brasileiros. Santa Catarina é o segundo maior produtor têxtil nacional.

Para o presidente do Sintex, é imprescindível que os governantes entendam a relevância do setor para a economia do País, além de sua importância função social de gerar emprego e renda, e se mobilizem em prol de ações que estimulem a competitividade da indústria. “É preciso reduzir a burocracia, manter incentivos, e melhorar a infraestrutura, reduzindo o Custo-Brasil”, destaca Comper.

Conforme explica o executivo, a indústria têxtil está buscando fazer a sua parte. “As empresas estão buscando a redução de custos; trabalhando com inovação e criatividade, mas é preciso um ambiente de negócios saudável”, enumera Comper.

A expectativa da indústria perante o Congresso Nacional é que viabilize o fomento sustentável do setor, recuperando sua competitividade, combatendo a competição desleal com países pouco comprometidos com preceitos do compliance, da proteção ambiental e da qualidade dos produtos. “Esta é uma frente multipartidária, mista. Queremos discutir os interesses da indústria para o desenvolvimento do País”, destacou o presidente da Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Fernando Pimentel.

Pleitos

Durante o evento, o Sintex também entregou ao senador Esperidião Amin (PP) e aos deputados Ângela Amin (PP) e Rogério Mendonça “Peninha” (PMDB), um ofício com os principais pleitos da indústria têxtil. O documento também será enviado aos demais senadores e deputados de Santa Catarina.