Lucro da Vulcabras Azaleia cai 21,7% no primeiro trimestre

A Vulcabras Azaleia, dona das marcas Azaleia, Dijean, Olimpikus, Opanka, Under Armour e Botas Vulcabras, registrou lucro líquido de R$ 26,2 milhões no primeiro trimestre de 2019, uma queda de 21,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.

A receita, na mesma base de comparação, subiu 2,7%, para R$ 299,8 milhões. Deste total, R$ 223,9 milhões são de calçados esportivos, cuja receita caiu 1,6% em base anual. O segmento de calçados femininos somou R$ 38,1 milhões, recuo de 7,5%, a categoria de outros calçados ficou estável em R$ 15,3 milhões, e confecções e acessórios subiu 181,3%, para R$ 22,5 milhões.

“Os ritmos das economias do Brasil e da Argentina influenciaram significativamente o resultado da companhia no primeiro trimestre de 2019, especialmente no segmento esportivo”, destacou a empresa, em informe de resultados.

No Brasil, varejistas iniciaram o ano com estoques excedentes do fim de 2018, o que impactou o mês de janeiro, segundo a empresa. No mercado externo, a crise na Argentina teve maior peso no resultado da Olympikus.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou R$ 47,1 milhões no primeiro trimestre de 2019, redução de 5,4% na comparação com o mesmo período de 2018. O Ebitda, segundo a empresa, foi impactado positivamente em R$ 3,1 milhões com a adoção da nova norma contábil IFRS 16. A margem Ebitda passou de 17,1% para 15,7%.

De janeiro a março de 2019, a despesa financeira líquida foi de R$ 1,8 milhão, 14,3% inferior a igual intervalo de 2018.

Veículo: Valor Econômico

Seção: Empresas