Lojas Renner supera estimativas de lucro no primeiro trimestre

A varejista brasileira Lojas Renner, proprietária das marcas Renner, Camicado e Youcom, anunciou na quinta-feira (25), que registrou aumento de 45% no lucro líquido do primeiro trimestre, para 161,6 milhões de reais, superando as expectativas do mercado. Os analistas esperavam lucro de 128,2 milhões de reais no período, de acordo com estimativas consensuais compiladas pelo Refinitiv.

O lucro bruto da companhia aumentou 18% e a margem bruta teve queda de 0,9 pontos percentuais devido ao efeito do câmbio contratado para produtos importados. A margem liquida subiu 1,8 pontos percentuais graças ao crescimento do EBITDA Total Ajustado e à menor alíquota efetiva de Imposto de Renda.

O crescimento de vendas em mesmas lojas aumentou 12,7%, ante 6,3% um ano antes e a receita líquida aumentou 18%, para 1,65 bilhão de reais, graças à assertividade na transição da coleção outono-inverno, ao maior fluxo de clientes e à correta execução das operações, informou a companhia em comunicado dos resultados. Os custos operacionais caíram 4,6%. Como resultado, a margem líquida subiu 1,8 ponto percentual, para 9,8%. 

"O mês de abril está evoluindo de acordo com nossas expectativas e temos importantes eventos de varejo à nossa frente, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados", disse o CFO da empresa Laurence Gomes em entrevista por telefone, referindo-se às expectativas para o segundo trimestre.

Segundo Gomes, a empresa planeja investir 700 milhões de reais em 2019, incluindo em um novo centro de distribuição de 150 mil metros quadrados na região sudeste do Brasil. A Lojas Renner também está acelerando suas vendas online, acrescentou Gomes, sem fornecer detalhes, já que a varejista não divulga tais números. As ações da Lojas Renner subiram 5,8% na quinta-feira, para 45,85 reais, mais que o aumento de 1,6% do índice Bovespa.

Com sede em Porto Alegre, a Lojas Renner fez uma transição com sucesso de uma tradicional loja de departamentos à uma varejista lucrativa de fast-fashion usuária de tecnologia. A Renner encerrou o primeiro trimestre com 354 lojas, 28 a mais que o mesmo período do ano anterior, totalizando 635,3 mil metros quadrados de área de vendas. Já a Camicado encerrou o período com 110 lojas, incluindo duas aberturas, e a Youcom com 94 lojas, 9 a mais que 2017. 

Veículo: Fashion Nerwork

Seção: Negócios