Missão empresarial em São Paulo marca o início das atividades do ano 14 do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC)

Com as ações voltadas à inovação e às pessoas, o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) iniciou 2019 com a Missão SCMC Sampa Inspira, viabilizada através de uma parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). Nos dois dias na Capital paulista, o grupo de 25 pessoas, formado por empresários catarinenses e representantes da plataforma colaborativa, visitou uma das maiores feiras de tendências e design, o Inspiramais, o SENAI Francisco Matarazzo e, também, a unidade brasileira da Denim City, que está em obras e abrirá as portas este ano. A missão marcou o início das atividades do ano 14 do SCMC.

O primeiro dia da viagem foi dedicado a visitas no SENAI e na Denim City. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações dos cursos de Têxtil e Vestuário do SENAI/SP, que contam com laboratórios fidedignos à indústria do setor. O passeio foi estendido à planta têxtil de Indústria 4.0, projeto que surgiu a partir de uma inquietação da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e que foi o estopim para a criação do espaço dentro da instituição.

Sua implementação e desenvolvimento, ainda em fase de construção, foi dada a partir de várias parcerias, inclusive com a Audaces, empresa associada ao SCMC. A tecnologia da planta possibilita processos desde a modelagem da peça a partir do espelho virtual, seguido do corte e sua estamparia digital para, então, ser finalizada no fechamento das partes e embalagem. A proposta é tornar o processo de confecção de roupas muito mais automatizado, eficaz e sustentável, como uma forma de atender demandas a um prazo competitivo.

No mesmo dia, o time SCMC também participou de um bate-papo com Márcio Negrão, CEO da Denim City São Paulo e com Cristiano Buerger, conselheiro do SCMC e parceiro na criação da escola no Brasil, primeiro país do mundo a receber uma unidade da instituição fora da Holanda. O local, que envolve a parceria de mais de 12 empresas do setor do denim em sua concepção, será equipada com laboratórios de design, lavanderia, tecido e acabamento e, ainda, contará com showrooms, restaurantes, área de convivência, coworking e área de eventos. “A escola tem como proposta oferecer uma aprendizagem prática, com o olhar da confecção voltado à sustentabilidade, desde o básico até a tecnologia de ponta. A Denim City quer impactar o Brasil e alterar a dinâmica do setor e, por isso, não quer ser somente ‘paulistana’, mas almeja atuar em outros núcleos de jeans no país, como Criciúma, Brusque, entre outras cidades especializadas”, explica a assessora executiva do SCMC, Amélia Malheiros.

O segundo dia da Missão SCMC Sampa Inspira foi dedicado ao salão de design Inspiramais, que contou com a presença de duas empresas associadas à plataforma colaborativa, a HI Etiquetas e Tecnoblu. O grupo teve a visita guiada por Walter Rodrigues, estilista brasileiro com um grande repertório de coleções desfiladas principalmente no São Paulo Fashion Week, e atual coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal. “A missão em SP, assim como todas as missões e encontros promovidos pelo SCMC são sempre muito importantes. É muito bom estar nesse meio trocando experiências com outras empresas”, afirma Leo Crus, coordenador P&D da Tecnoblu.

O SCMC

Plataforma criada em 2005 por empresário catarinenses, com o intuito de conectar indústria, entidades e instituições de ensino, capacitando e promovendo a colaboração entre parceiros para a inovação.

Empresas associadas: Altenburg, Audaces, Chantelle, Cia Hering, Círculo, Coratex, Fakini, Grupo Marlan, HI Etiquetas, Karsten, Meias LOA, Marisol, Plasvale, Tecnoblu e Villa Têxtil.

Instituições de ensino parceiras: Católica de Santa Catarina, Furb, Instituto Federal Catarinense (Gaspar e Ibirama), Senac (Brusque), Senai (Blumenau, Brusque, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville), Udesc, UFSC, Grupo Uniasselvi, Unifebe, Unisul, Univali (Florianópolis e Balneário Camboriú), Univille, Unochapecó e Unoesc.