Programas desenvolvidos por empresas aprovam ideias de colaboradores para melhorar resultados, produtividade e o ambiente de trabalho

Pensar além do comum é algo que deve fazer parte no dia a dia de qualquer empresa. É através de ideias inovadoras e arrojadas que você se destaca no mercado e que os resultados chegam positivamente. Já pensou em envolver todos os seus colaboradores para que isso aconteça?  Esse é um formato que aumenta a motivação e satisfação de quem trabalha com você, e abre caminhos para a inovação e aperfeiçoamento da empresa. Na Brandili, indústria têxtil com foco em moda infantil, isso já é realidade. O GP da Melhoria Contínua, programa que reconhece os colaboradores que transformam ideais em ações efetivas de melhoria, é um exemplo disso. “Esse programa foi iniciado em 2014, e todos os anos é ajustado e melhorado sem perder a originalidade, sempre com o objetivo de gerar cada vez mais engajamento. Ele promove ações participativas e amplia o potencial criativo de todos, valoriza as iniciativas daqueles que se dedicam para implementar mudanças positivas”, explica Fernando Rescaroli, Analista de Processo de Qualidade] da Brandili.

O GP da Melhoria Contínua é realizado anualmente e conta com mais de 120 projetos apresentados desde o seu início, os quais foram desenvolvidos com a participação de mais de 400 colaboradores. Praticamente todas as áreas produtivas da Brandili receberam alguma melhoria ao longo desse período. Acabamento, tinturaria, estamparia, corte, costura, preparação, recebimento de facção, expedição, engenharia de manufatura, desenvolvimento de produto, controladoria, manutenção, financeiro, meio ambiente, saúde e segurança estão na lista. Participam colaboradores das unidades de Apiúna, Blumenau e Otacílio Costa. Cargos de Liderança (supervisores, coordenadores, gerentes e diretores) não participam, apenas apoiam e incentivam a execução dos projetos. “Alguns projetos são pontuais e trazem retorno em um determinado período, já outros permanecem até hoje. Cerca de 70% dos projetos implantados ao longo dos últimos 5 anos ainda tem reflexo positivo no dia a dia da organização”, ressalta Rescaroli.

Além de terem as ideias de melhorias acatadas, os colaboradores que se destacam ainda são beneficiados de acordo com a categoria em que participam tangível ou intangível. A categoria tangível é quantitativa, onde são avaliadas as ideias que representam redução de custos e/ou ganho de receita para a companhia. Já a intangível é qualitativa e os projetos são avaliados de acordo com os seguintes critérios: moral ou clima organizacional; condições de trabalho; qualidade – produto, serviço ou entrega; saúde ou segurança; lojista, mãe ou criança. Atualmente, de todos os projetos inscritos e avaliados durante o ano, são selecionados os seis de maior destaque, sendo três tangíveis e três intangíveis. Os premiados são revelados na cerimônia de reconhecimento do GP da Melhoria Contínua. “Além de estimularmos atitude participava e colaborativa, buscamos ainda motivar nossos participantes com prêmios, vales-compras, dias de folga, troféus, camisas personalizadas, medalhas (pins), entre outros”, explica.