Confiança do empresário é a maior desde junho de 2010, aponta CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) aumentou 0,6 ponto em relação a novembro e alcançou 63,8 pontos em dezembro, o maior valor desde junho de 2010, informou pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Icei está 5,5 pontos acima do registrado em dezembro de 2017 e 9,6 pontos acima de sua média histórica, de 54,2 pontos. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão acima de 50 pontos, mostram que os empresários estão otimistas.

A pesquisa aponta ainda que a confiança é maior nas grandes empresas, segmento em que o Icei ficou em 64,1 pontos em dezembro. Nas pequenas foi de 63,1 pontos e, na médias, de 63,8 pontos. Além disso, a confiança subiu em todas as regiões do país. Na comparação com dezembro de 2017, os maiores aumentos foram registrados no Sul e no Sudeste.

No Sudeste, o índice aumentou 6,4 pontos frente a dezembro de 2017 e ficou em 63,5 pontos. No Sul, o Icei subiu 6,1 pontos em relação a dezembro do ano passado e alcançou 66,1 pontos, o maior valor do país. No Centro-Oeste, o indicador subiu para 64,4 pontos, no Norte, foi para 63,8 pontos e, no Nordeste, ficou em 61,3 pontos.

Perspectivas

De acordo com a pesquisa, o aumento da confiança é resultado, especialmente, da melhora das avaliações dos empresários sobre as condições atuais de negócios. O índice de condições atuais aumentou 0,8 ponto neste mês frente a novembro do ano passado e alcançou 53,5 pontos, o maior valor desde fevereiro de 2011.

Os empresários também estão mais otimistas em relação ao desempenho das empresas e da economia nos próximos seis meses O índice de expectativas subiu 0,4 ponto e ficou em 68,9 pontos, o maior valor desde abril de 2010.

Veículo: Valor Econômico

Seção: Brasil