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Vendas virtuais da Black Friday totalizam R$ 1,888 bilhão
As vendas das lojas virtuais brasileiras durante a Black Friday totalizaram R$ 1,888 bilhão até as 21h desta sexta-feira (23), segundo estimativa da ClearSale, empresa de tecnologia para combate a fraudes no comércio eletrônico. O número de pedidos alcançou 2,509 milhões e o tíquete médio ficou em R$ 752.
Entre as categorias mais buscadas pelos consumidores estão eletrodomésticos, smartphones e celulares, eletrônicos, informática e móveis. Durante o dia, o pico de pedidos recebidos pelas varejistas foi às 10h, com 177 mil. Na última hora, foram contabilizados 134.753 mil encomendas.
As tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro durante a liquidação somaram R$ 18,534 milhões. Entre as dicas para não cair em golpes de sites falsos estão desconfiar se o desconto oferecido no pagamento no boleto foi alto e checar se o site tem a sigla “https” no endereço.
Entre as categorias que mais têm atraído os consumidores em 2018, os eletrodomésticos se destacaram, representando quase um quarto do total gasto entre meia-noite e 21h (R$ 434 milhões). Na sequência, aparecem os celulares (R$ 402 milhões), seguidos dos eletrônicos (R$ 354 milhões), itens de informática (R$ 195 milhões) e móveis (R$ 82 milhões).
No Sudeste, o tíquete médio das compras estava em R$ 712, com as vendas atingindo R$ 828,617 milhões. No Sul, as vendas somaram R$ 205,632 milhões e o valor médio das compras foi de R$ 765. Na região Nordeste, o tíquete médio ficou em R$ 832 e o volume vendido estava em R$ 198,504 milhões, às 21h de sexta. Já no Centro-Oeste as vendas somaram R$ 81,851 milhões, com tíquete médio no valor de R$ 837, e, no Norte, as vendas atingiram R$ 29,954 milhões, com valor médio das compras a R$ 994. A cidade campeã da Black Friday foi São Paulo, com um total de vendas no valor de R$ 251,842 milhões.
A véspera da Black Friday já havia sido bastante animada. Ao longo da quinta-feira (22), foram vendidos R$ 608,7 milhões, uma alta de 42% na comparação com o mesmo período do ano passado. Somente entre as 19h e 20h de ontem, o total foi de R$ 435,4 milhões, contra R$ 428,5 milhões em 2017, segundo a Ebit|Nielsen.
Pão de Açúcar
O Grupo Pão de Açúcar fez uma projeção em relação à Black Friday e estima que as vendas devem aumentar entre 10% e 15% em relação ao mesmo período do ano passado. As lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar registraram volume de vendas sete vezes maior que o de uma sexta-feira normal.
Segundo o diretor comercial do GPA, Jorge Faiçal, o desempenho da varejista está acima das expectativas e superando o dos anos anteriores. “Nos preparamos com mais estoque de produtos para o evento e estamos conseguindo vender tudo o que compramos”, disse o executivo ao Valor.
As vendas durante esta madrugada foram consideradas fortes, com movimento intenso até as 5h. Depois, às 7h foi verificado outro pico no fluxo de consumidores, assim como ao meio-dia. A previsão é que, a partir das 18h, os supermercados fiquem cheios novamente.
Para a data, a varejista decidiu ampliar os parcelamentos para produtos com valores a partir de R$ 1,5 mil. Faiçal explicou que os itens comprados nos cartões próprios terão parcelamento sem juros. Dependendo do produto, passou de 18 para 24 vezes ou de 24 para 30 vezes. “Estamos tornando as análises de crédito mais rápidas”, afirmou. O custo financeiro da operação sem juros, neste caso, é coberto pelo GPA.
“O desempenho das vendas no e-commerce de alimentos durante a Black Friday deste ano está muito forte. Horas atrás batemos o recorde do ano passado”, ressaltou o executivo.
O GPA não contratou temporários para o evento deste ano, mas as lojas receberam o reforço de 1,2 mil funcionários da área administrativa.
Smiles
A Smiles, empresa que administra o programa de fidelidade da Gol, vendeu, até o início da noite desta sexta, pouco mais de 60 mil passagens aéreas na Black Friday. A previsão é fechar o dia com 65 mil passagens vendidas.
Segundo o diretor executivo de desenvolvimento de negócios da Smiles, Carlos Mauad, o número é recorde, informou a Smiles ao Valor, em nota. Algumas passagens foram vendidas com descontos de até 70%.
Os resgates de passagens devem chegar a 100 mil até o final de domingo. “Na Black Friday do ano passado, foram resgatadas com milhas 57 mil passagens aéreas”, informou a companhia. O balanço final deve ser divulgado na segunda-feira (26).
Tim
Já a a TIM Brasil registrou crescimento de 80% nas vendas de planos e smartphones em relação a quinta, considerando levantamento parcial realizado até o meio da tarde desta sexta.
Em nota, a operadora de telecomunicações informou que 400 funcionários se juntaram a 10 mil vendedores e promotores nas lojas para atender aos consumidores.
Veículo: Valor Econômico
Seção: Empresas
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