Por que a manutenção preventiva têxtil é importante?

Um programa de manutenção preventiva têxtil é uma das escolhas mais sensatas e estratégicas que um gerente industrial pode fazer. Aquelas empresas que trabalham apenas com a manutenção corretiva sabem o quanto é difícil gerenciar a equipe com eficiência e rapidez. De modo a não deixar nenhuma linha de produção com equipamentos paralisados por um longo período.

Já com um plano de manutenção detalhado, é possível manter os equipamentos funcionando de maneira produtiva, prolongar o tempo de vida dos ativos físicos, aumentar a segurança de seus funcionários, tornar a instalação eficiente em termos energéticos e evitar reparos grandes e caros no futuro.

Por outro lado, se esse programa é relevado, o conserto dos equipamentos pode custar de três a quatro vezes mais do que as despesas com manutenção preventiva têxtil.

Se esse é um problema em sua empresa, continue lendo para saber mais sobre a importância e como implantar um programa de manutenção preventiva têxtil na sua organização.

A importância de implantar um programa de manutenção preventiva têxtil

A manutenção preventiva dos equipamentos da indústria garante que eles trabalhem em condições ideais por mais tempo. Com melhor desempenho e menos falhas. Com um programa cuidadosamente projetado, as tarefas de manutenção são realizadas rotineiramente, de modo a evitar correções maiores e mais graves no futuro.

Para uma empresa que depende do funcionamento adequado de diferentes equipamentos, como é o caso da indústria têxtil, é essencial ter uma ideia clara do status desses ativos. É pela manutenção preventiva têxtil que os gerentes podem monitorar periodicamente seus equipamentos. Realizando medições e acompanhamentos que garantam a plenitude das operações.

Uma falha inesperada pode significar ter que pagar horas extras para técnicos. E ter que fazer a compra de peças caras, além de ter atrasos na produção. Em vez de responder a emergências, a manutenção preventiva é muito mais barata e rápida do que as grandes correções.

Ainda, um programa de manutenção preventiva mantém o mínimo de interrupção de operações. Como as verificações de manutenção são planejadas. É fácil agendá-las de maneira a causar menos impacto na produção do dia a dia.

No final, você economiza tempo e dinheiro cuidando adequadamente do seu chão de fábrica e mantendo tudo funcionando. Esteja o equipamento relacionado à produção, ao processamento de dados ou à operação do prédio. Como aquecimento, ventilação, ar condicionado, iluminação, sistemas de energia e encanamento.

Implementando um programa de manutenção preventiva têxtil

Mais importante do que fazer a manutenção é a organização e o planejamento que um programa preventivo proporciona ao gerente. Que terá mais tempo para se concentrar na estratégia de negócios, pensar em melhorias e gerenciar sua equipe.

Para os técnicos de manutenção, esse programa também fornece mais tempo para realizar o melhor trabalho para cada equipamento. Conhecendo melhor o patrimônio, seu histórico de intervenções e medições.

Por isso, ferramentas de gerenciamento são essenciais na execução desse planejamento, de modo a evitar o uso de numerosas ordens de trabalho em papel, certificados e garantias de equipamentos, bem como extensos arquivos Excel, complexos para preencher e verificar. Plataformas simples e inteligentes podem fazer esse trabalho, gerando planos de manutenção completos e adaptáveis às necessidades do seu negócio.

Além das tecnologias de gerenciamento de equipamentos, fazendo medições e apontamentos diários quanto à sua produtividade, é preciso investir no treinamento de pessoal e na compra antecipada e planejada de peças de reposição.

Embora tudo isso possa parecer um grande investimento, lembre-se dos pontos negativos gerados pela inatividade de equipamentos, riscos de acidentes, baixa eficiência e outras operações comprometidas.

Esses problemas podem gerar mais despesas e, na verdade, são mais prejudiciais ao sucesso da sua empresa. Do que adotar um programa de manutenção preventiva têxtil. Portanto, é hora de se tornar proativo em vez de reativo: além de outros benefícios. A economia, a segurança e a produtividade compensam o investimento rapidamente.

Veículo: Delta Equipamentos

Seção: Indústria Têxtil