Resultado das eleições muda forças políticas em Blumenau e no Vale do Itajaí

De um lado da balança pesa o resultado da votação para o Senado e para a Câmara dos Deputados que deixou Blumenau sem representantes em Brasília. Do outro, a terceira maior cidade de Santa Catarina mostrou apoio maciço aos vencedores na eleição de domingo. Na cidade, 83% dos votos foram para Jair Bolsonaro e 77% para Carlos Moisés da Silva (ambos do PSL). Situações que têm influência diferente na força política da cidade e do Vale do Itajaí e que podem influenciar nas prioridades da região nos próximos anos.

Meses atrás quando o cenário eleitoral em Santa Catarina se desenhou, a presença de três ex-prefeitos de Blumenau na disputa pelo governo do Estado trouxe à tona o debate sobre a importância política da cidade. Porém, nas urnas, o fato não pesou, e o município ajudou a eleger Carlos Moisés da Silva (PSL), sem relação com o Vale do Itajaí. Os votos no 17, no entanto, formaram uma ligação Blumenau-Florianópolis-Brasília que é vista como algo positivo pelos eleitos da sigla.

Deputado estadual mais votado em Santa Catarina e com números superlativos em Blumenau, o atual vereador Ricardo Alba (PSL) assume a importância de ter um caminho livre com o novo governador e com o novo presidente para buscar pautas relevantes à região:

– Estar alinhado com o governador e o presidente nos traz um grande peso, uma grande responsabilidade e expectativa de trazer resultados. É claro que em um primeiro momento é uma pena Blumenau não ter um senador, não ter um deputado federal, mas a gente tem que compensar isso de outras formas. Nosso trabalho não será restrito à Florianópolis, mas irá também até Brasília para trazer recursos para a região. Temos que fazer isso com os 16 deputados federais do Estado e com o governador – destaca o blumenauense.

Obras de infraestrutura são prioridade regional

Entre as demandas, Alba elenca uma lista de prioridades com foco em infraestrutura que começa com a duplicação da BR-470 no topo – uma obra que pede força política da cidade, da região e do Estado em Brasília. Na sequência o deputado eleito cita a ampliação e reforma do aeroporto de Navegantes, a revitalização da rodovia Jorge Lacerda, o prolongamento da Via Expressa em Blumenau e o contorno viário de Gaspar. Pautas regionais que devem, também, estar entre as prioridades dos outros oito representantes do Vale do Itajaí na Alesc.

Na Câmara Federal, a região terá em 2019 Rogério “Peninha” Mendonça (MDB), de Ituporanga, e Gilson Marques (Novo), de Pomerode. Em reportagem dos jornais da NSC Comunicação, ambos declararam voto em Moisés e Bolsonaro. No caso de Peninha, inclusive, o deputado é um dos principais apoiadores em Santa Catarina do presidente eleito.

Governador eleito assume compromissos

Embora não tenha visitado Blumenau no segundo turno das eleições, o governador eleito Carlos Moisés da Silva foi um dos candidatos que assumiu compromisso com entidades empresariais do município. Em passagem pela região ainda no primeiro turno, ele recebeu os pleitos do chamado G-6 de Blumenau, composto pelas associações de classe.

– As entidades empresariais estão acreditando que dá para montar um governo com tamanho mais apropriado, mais enxuto. Nós vamos ter um governo totalmente novo e sem experiência, mas que mostra ter vontade de conversar, respeitando as leis – destaca o presidente da Associação Empresarial de Blumenau e porta-voz do G-6, Avelino Lombardi.

Quanto aos nomes (ou a falta deles) de Blumenau na Alesc e Câmra dos Deputados, Lombardi minimiza o prejuízo e aponta que “é preciso pensar regionalmente”. Para ele as demandas de Blumenau são as mesmas de outras cidades do Vale do Itajaí e as cadeiras ocupadas por representantes do Litoral ao Alto Vale serão importantes:

– Temos que pensar nas pautas regionalmente, temos vários deputados e o Vale como um todo tem muita força política e econômica – completa.

Veículo: NSC Total

Seção: Política