Área têxtil é vista como nicho de mercado para a inovação

Com o setor de tecnologia em franco crescimento em Santa Catarina, tornando-se pilar da economia local, as empresas da região e de fora enxergam potencial nas indústrias tradicionais. Assim como no Oeste, por exemplo, as startups têm feito soluções à agropecuária. Já no Vale do Itajaí, as fábricas de tecido são alvo das investidas dos desenvolvedores.

A diretora geral para a América do Sul de uma multinacional francesa de tecnologia, Adriana Vono Papavero, conta que a região de Blumenau é estratégica para o negócio de softwares da marca, que atende toda a área de desenvolvimento de coleções:

— No Brasil temos unidades em São Paulo e em Blumenau, e a decisão de abrir o escritório aqui (em Blumenau) foi por termos muitos clientes na região e em especial do têxtil. Mesmo com a crise econômica, as empresas continuaram investindo em tecnologia para reduzir erros, economizar matéria-prima e produzir mais e melhor - explica a executiva.

Além do número alto de fábricas e de faturamento, o setor têxtil é bem visto também por estar cada vez mais automatizado e contar com particularidades que pedem por soluções específicas. É por isso que, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Vestuário de Blumenau (Sintex), José Altino Comper, até mesmo empresas que costumavam atuar com softwares para outros mercados lançaram soluções para o segmento:

- A indústria 4.0 parte cada vez mais para a automação, melhorias na produção, menos estoques, mais agilidade, e isso demanda soluções que Blumenau tem desenvolvido e que a Febratex inclusive serve de vitrine. Uma empresa acaba sendo laboratório da outra, através de parcerias entre as têxteis e desenvolvedores.'"

"No Brasil temos unidades em São Paulo e em Blumenau, e a decisão de abriro escritório aqui (em Blumenau) foi por termos muitos clientes na região e em especial do têxtil. Mesmo com a crise econômica as empresas continuaram investindo em tecnologia para reduzir erros, economizar matéria-prima e produzir mais e melhor." ADRIANA VONO PAPAVERO

"A indústria 4.0 parte cada vez mais para a automação, melhorias na produção, menos estoques, mais agilidade, e isso demanda soluções que Blumenau tem desenvolvido e que a Febratex inclusive serve de vitrine. Uma empresa acaba sendo laboratório da outra, através de parcerias entre as têxteis e desenvolvedores." JOSÉ ALTINO COMPER

Confira os dados dos dois setores na região:

TI NOVALE DO ITAJAÍ: TÊXTILNO VALE DO ITAJAÍ:

3.316  empresas e 10,3 mil empregados gerados

TÊXTIL NO VALE DO ITAJAÍ:

5.635 empresas e 92,3 mil empregados gerados

Veículo: A Notícia