A decisão da Adidas de utilizar somente poliéster reciclado poderia influenciar toda indústria da moda?

A empresa alemã de artigos esportivos Adidas anunciou recentemente sua decisão de usar até 2024, somente plásticos reciclados em suas roupas e sapatos. Esta iniciativa poderia ser o primeiro passo para toda a indústria da moda começar a trabalhar em conjunto na tentativa de resolver os problemas ecológicos. A empresa tem planos para eliminar a utilização do poliéster virgem, substituindo-o pelo poliéster reciclado.

Este material é utilizado em praticamente todos os produtos da Adidas como roupas e sapatos esportivos. No entanto, a nova coleção de primavera / verão 2019 irá conter 41% de poliéster reciclado. Desta forma, a empresa participa da luta internacional contra o plástico por um lado e na corrida para os produtos mais competitivos, por outro. Empresas como Nike, G-Star, Starbucks, McDonald, Patagonia, H & M, Timberland e Reebok também anunciaram que estariam usando poliéster reciclado. No entanto, as empresas não mencionaram uma data específica.

A marca Stella McCartney foi mais específica, declarando não usar nylon virgem mais a partir de 2020. Portanto, a declaração recente da Adidas provavelmente marca o início de um grande movimento pois a empresa produz 920 milhões de calçados e vestuário, e a maioria os materiais usados ​​são de poliéster. Esta notícia está forçando muitas empresas a participar no uso de materiais reciclados, o que é uma das exigências principais da economia circular. No caso da Adidas, o ponto não é renunciar completamente ao poliéster, mas parar de usar o poliéster virgem e substituí-lo por materiais reciclados que têm as mesmas características.

O problema da utilizar tecido de poliéster reciclado é que pode ser até 20% mais caro do que o feito de poliéster virgem. Mas quanto mais as empresas participem no processo, mais rapidamente encontraremos maneiras baratas para coletar, limpar e reciclar os materiais. Outro problema do setor de materiais reciclados é que ele ainda é pequeno em comparação com a indústria de poliéster virgem.

Adidas espera um aumento nas vendas com sua colaboração com a ONG Parley, cuja linha de roupas e sapatos são feitos a partir de resíduos de plásticos retirados do oceano. Apesar do fato de que esses itens ainda representam apenas uma pequena percentagem das vendas, a empresa espera vender milhões de roupas e sapatos este ano.

Veículo: Stylo Urbano

Seção: Sustentabilidade