Notícias

Diretor do Sintex reúne-se com prefeito de Gaspar para tratar sobre ISS

O diretor-executivo do Sintex, Renato Valim, esteve em reunião na Acig – Associação Empresarial de Gaspar, nesta segunda-feira, dia 19 de março, com a presença do prefeito Kleber Edson Wan-Dall, para tratar da questão do ISS no município.

A expectativa é que a cidade siga a decisão das prefeituras de Rio do Sul, Ibirama, Taió, Blumenau, dentre outras, isentando do ISS as atividades de costura e de acabamento, quando inseridas em processos da cadeia industrial, sem destinação ao consumidor final.

Valim esclareceu ao prefeito de Gaspar as atividades da cadeia têxtil na região e o fato gerador perante o poder público, evitando, assim, a bitributação ISS e ICMS em Santa Catarina. “Fizemos reuniões com os prefeitos de várias cidades que já se conscientizaram sobre toda a questão, demonstrando que a cobrança do ISS nestes casos estaria equivocada”, afirma o diretor do Sintex.

A alteração na lei beneficia não apenas a indústria têxtil, pois, conforme destaca Valim, o “aumento de impostos ou bitributação geram aumento de custos em toda a cadeia, especialmente quando envolvem produtos têxteis e do vestuário, presentes na vida de todos nós”.

Na ocasião, foram ainda debatidos os aspectos de tributação das tinturarias, que, quando terceirizadas e inseridas no processo industrial da tomadora, deverão ser tributadas pelo ICMS.

O prefeito de Gaspar comprometeu-se a avaliar a situação em conjunto com sua assessoria jurídica e a decisão deverá ser anunciada em uma nova reunião em breve.



Compartilhe:

<< Voltar