Procura por crédito no comércio cresce 10,4%, diz Serasa

Veículo: No Varejo

Seção: Gestão

A procura por crédito das empresas que atuam no comércio cresceu 10,4% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta terça-feira. Comparado a dezembro de 2017, o aumento foi de 7,7%.

A alta da busca por crédito em janeiro foi puxada pelas micro e pequenas empresas do comércio e dos outros setores envolvidos na pesquisa. Elas registraram crescimento de 5,3% da demanda pelo crédito. Nas médias empresas houve retração de 2,9% e, nas grandes, a queda foi de 1,8%.

O estudo da companhia explica que “a necessidade de se recompor o caixa após o pagamento do 13º salário em dezembro de 2017, bem como das despesas com férias, determinaram o avanço da demanda das micro e pequenas empresas por crédito neste início de ano”, diz a pesquisa.

Frente a janeiro de 2017, as empresas industriais expandiram suas demandas por crédito em 11,9% e o setor de serviços teve alta de 13,3%.

Regiões

A procura das empresas por crédito cresceu em todas as regiões do país no mês de janeiro/18: Norte (10,5%); Centro-Oeste (7,0%); Sul (4,2%), Sudeste (4,0%) e Nordeste (3,6%).

No mesmo mês do ano passado, todas as regiões mostraram avanço, mas a liderança de quem pediu mais créditos mudou: Nordeste (21,2%); Sul (20,4%); Centro-Oeste (10,4%); Norte (9,9%) e Sudeste (5,6%).