Sintex participa de reunião do Comitê do Itajaí

Representando o Sintex, o colaborador Anderson Cavalcante participou da reunião do Comitê do Itajaí, nesta quinta-feira, dia 15. Entre os temas em pauta, foram apresentadas as ações do órgão voltadas à gestão de riscos de desastres na bacia do Itajaí. Também foram apresentados e aprovados os seguintes itens:

- Resolução nº 54 - que estabelece a composição da Câmara Técnica do Comitê do Itajaí para a gestão 2018-2019;

- parecer sobre o Processo CAT nº 001/2017 – relativo à captação de água no Rio Luiz Alves para abastecimento do Município de Penha;

- proposta de Regulamentação das Atividades de Terraplanagem elaborada para os municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e solicitação de apreciação da mesma pelo Comitê;

- ações do Comitê voltadas à gestão de riscos de desastres na bacia do Itajaí;

- Plano Ambiental de Conservação (PACUERA), contratado pela Celesc Geração S.A, para disciplinamento dos reservatórios associados às usinas Cedros e Palmeiras, localizadas no Município de Rio dos Cedros.

Sobre o Comitê do Itajaí

Responsável pela gestão dos recursos hídricos da bacia, o Comitê do Itajaí tem entre seus objetivos garantir o fornecimento de água em quantidade e qualidade adequadas para todos os usos e promover a articulação de ações de defesa contra secas e inundações.

Criado por decreto estadual, o colegiado, reconhecido como “Parlamento das Águas”,  é composto por 50 organizações, das quais 10 são órgãos públicos estaduais e federais; 20 são usuários da água; 10 são órgãos públicos municipais; e 10 são entidades da sociedade civil, como o Sintex. Cada organização é representada por um membro titular e um suplente.