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Carrefour vai demitir 2,4 mil em Paris, fechar lojas e focar no online

Veículo: Valor Economico 

Seção: Empresas 

SÃO PAULO E PARIS - (Atualizada às 10h07) A rede francesa Carrefour anunciou nesta terça-feira (23)um amplo plano de reorganização, que inclui redução de postos de trabalho e fechamento de lojas, para melhorar o desempenho do grupo. 

O plano estratégico até 2022 envolverá programa para desligamento voluntário de 2.400 funcionários em sua sede, na região de Île-de-France, e fechamento de 273 lojas que eram pontos com a bandeira Dia e foram transformadas em Carrefour, caso não encontre compradores para esta operação. 

A rede francesa também anunciou acordos para novas parcerias para fortalecer o comércio eletrônico e entregas, bem como as operações na China. O plano prevê investimento de 2,8 bilhões de euros na área digital ao longo dos cinco anos. Para a China, o Carrefour anunciou acordo de cooperação estratégica com a Tencent, com possível investimento tanto por parte da Tencent como da Yonghui Superstores. 

Na semana passada, o Carrefour cortou a perspectiva de lucros, em meio a fraco desempenho da rede no mercado doméstico, bem como a desafios fora da França e a dura competição imposta pelos canais digitais.

Após o anúncio do plano estratégico, as ações do Carrefour subiam 2,9% na abertura dos negócios na Bolsa de Paris. O plano prevê investimento de 2 bilhões de euros por ano a partir de 2018 e economias de custo de 2 bilhões de euros a partir de 2020.

Como parte das iniciativas de corte de pessoal, o Carrefour anunciou que fechará a sede de Boulogne e descartará o plano para construção de nova sede em Essone. A companhia atualmente emprega 10,5 mil funcionários na administração central. 

On-line

Ao investir no on-line, a rede francesa Carrefour quer elevar a receita com venda de alimentos on-line a 5 bilhões de euros até 2022. 

Os investimentos previstos representam um aumento de seis vezes em relação ao valor aportado pela companhia no presente. 

“A ambição do Carrefour é se tornar uma referência importante no comércio eletrônico de alimentos, com vendas de 5 bilhões euros do grupo e participação de mercado de ao menos 20% na França até 2022”, diz a companhia na apresentação de seu plano estratégico. 

Nesse sentido, o serviço de entregas será expandido na França para 26 cidades neste ano e o serviço de entrega em até uma hora será adotado em 15 cidades. O modelo denominado Carrefour Drive, em que o consumidor faz seu pedido on-line e o retira em uma loja, será expandido, com a inauguração de 170 novas lojas deste formato e a automação da parte logística. 

A companhia pretende lançar ainda um site único para as operações na França com a bandeira Carrefour. 

 



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