Notícias

Círculo 80 anos: os fios que levam Gaspar para o mundo

Veículo: Cruzeiro do Vale 

Seção: Geral 

Marcada por virtudes e responsável por grande parte do desenvolvimento de Gaspar, a Círculo S/A se ergue na qualidade dos produtos e se mantém como uma das melhores empresas do setor têxtil no Brasil justamente pelo empenho e respeito que transmite. Localizada em Gaspar, a empresa completa 80 anos de uma história de muitas lutas e conquistas. 

Com o propósito de valorizar ainda mais seus colaboradores, resgatar a história da empresa e criar momentos de descontração no ambiente de trabalho, a empresa está com uma programação especial para marcar a data. No dia 23 de janeiro a Círculo S/A completa oito décadas de funcionamento e celebra o momento com ações que prometem fazer com que toda a cidade Coração do Vale tenha orgulho de ter o seu nome sendo levado aos quatro cantos do país.

Em 1938...

Instalada às margens da Rua Doutor Nereu Ramos, no bairro Coloninha, em Gaspar, a Círculo S/A possui uma ampla e moderna estrutura. Quem passa pela empresa talvez não saiba, mas ela foi toda planejada e fundada por Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz, formado em mecânica têxtil. Na época, o empreendedor contou com o apoio do Júlio Schramm e Willy Schossland, que se tornaram sócios da fábrica.

Em 1942, a empresa passou por reformas: continuou no mesmo terreno, mas ganhou mais espaço e expandiu as perspectivas para o futuro. A excelente administração fez com que os objetivos fossem alcançados, sempre apontando para um rápido crescimento de mercado. Alguns anos mais tarde, um novo sistema organizacional foi implantado e, em 1977, Leopoldo Adolfo, filho de Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz, assumiu a presidência na empresa. 

No ano seguinte, foi criada a Círculo Comércio Exterior para facilitar as exportações para a Europa, Ásia, América do Norte, Central e do Sul. Passaram-se mais dez anos e a Círculo S/A inovou ao apresentar novidades projetadas para celebrar seus 50 anos de história. Na época, foram lançados os fios para tricô Mollet, Exuberance e Melange.

Em 1992 foi criada a Estação de Tratamento de Efluentes da Círculo S/A. O investimento na tecnologia rendeu, na mesma década, a ampliação de 50% das vendas. Apesar do lucro, a empresa sempre priorizou o respeito com o meio ambiente, o que gerou, na comemoração das sete décadas de trabalhos em Gaspar, o início do processo de reuso dos banhos de tingimentos.

Suas dependências têm 35 mil metros quadrados, o que rende à fábrica o título de maior parque fabril de fios para artes manuais da América Latina.

História construída pelas mãos de 25 mil pessoas

Toda história possui personagens. No caso da Círculo S/A, sua trajetória é escrita por mãos preocupadas com um futuro melhor. Nesse sentido, grande parte do sucesso adquirido nas últimas oito décadas se deve aos aproximadamente 25 mil trabalhadores que já vestiram a camisa da empresa e colaboraram na efetivação de objetivos. 

A Gerente de Recursos Humanos da empresa, Rosane Melo, de 60 anos, afirma que hoje, a empresa conta com cerca de 1400 funcionários, distribuídos em quatro turnos, sendo três operacionais e um geral. “Nossa empresa tem característica bastante relacional. Buscamos desenvolver a liderança e relações saudáveis e éticas”, afirma.

Na Círculo S/A, os colaboradores recebem todo suporte profissionalizante com apoio de cursos técnicos voltados às atividades desenvolvidas pela empresa. Além disso, eles têm acesso a convênios e parceiras com instituições de ensino da região. Tudo para agregar na educação formal e continuada.

Para a Rosane, trabalhar em uma das maiores e mais antigas empresas Gaspar trata-se de um desafio de alta responsabilidade. “De um lado, há que se garantir a manutenção da cultura. De outro, também devemos ser promotores e apoiadores das mudanças necessárias à evolução da empresa. Nossa atuação não deve se limitar ao ambiente interno da companhia. Ultrapassamos os muros, atuando com a comunidade e buscando estar próximos da realidade em que estamos inseridos e com a qual nos identificamos tanto”.

O presidente da maior empresa têxtil da cidade

“Significa tudo”. Assim resume o atual presidente da Círculo S/A, José Altino Comper, quando questionado sobre a importância da empresa na sua vida. “Foi nesta empresa que desenvolvi a minha carreira profissional e aprendi muito, pois me deram condições para isto. Pelos valores praticados, me tornei uma pessoa melhor, tanto profissionalmente como na minha vida particular”, completa. 

Comper começou sua trajetória profissional como coordenador das áreas administrativa e financeira da Novelsul, do Grupo Lince, no ano de 1984. Três anos depois, ele foi transferido para a Círculo S/A, com o objetivo de atuar como Gerente nos mesmo setores. Meses depois, com base em sua competência e potencial, ele subiu ao cargo de Diretor. Em 1986, Comper saiu do grupo, retornando em 2002, novamente como Diretor. Em 2009, teve ainda mais reconhecimento e foi convidado a assumir a presidência da empresa. 

Para José Altino, assumir esta responsabilidade é tarefa fácil quando se tem uma bons funcionários. “Ter uma equipe competente, motivada e comprometida facilita tudo. É assim que trabalhamos”.

Para o futuro, seus planos são continuar na liderança do mercado, valorizar a marca da Círculo S/A, desenvolver os colaboradores e gerar mais empregos e renda.

Apaixonado por marketing

Os elogios acerca da Círculo S/A não se restringem apenas à cidade em que está instalada. Todo o trabalho desenvolvido pela empresa é reconhecido nacionalmente, rendendo bons frutos para Gaspar a ao estado de Santa Catarina. Quem cuida da imagem da empresa têxtil é o setor de Marketing. Frente à gerência desta área, Osni de Oliveira Junior acredita que, para tornar Círculo S/A referência no segmento, é preciso ter paixão pelo que faz e pessoas envolvidas e comprometidas. “Quando juntamos esses dois ingredientes e adicionamos velocidade e vontade de fazer diferente, passamos a não ter mais limites pra nada”, destaca.

De acordo com o profissional, a prioridade sempre será em cima de uma causa maior: o fazer manual, o artesanato. “Seja ele como fonte de renda ou terapia, nosso foco é na sustentabilidade desse negócio. Para que isso se torne uma constante, buscamos sempre educar nossos clientes e consumidores para que aproveitem ao máximo nosso conteúdo”. Seguindo seu raciocínio, fazer a diferença é estar perto do cliente e escutar as suas necessidades.

A responsabilidade do cargo que ocupa pesa e muitas vezes preocupa. “Tenho uma equipe de Marketing que traz em sua essência a paixão pelo fazer manual. As Águias do Marketing, como foram batizadas, são verdadeiras defensoras da marca e responsáveis pela perpetuação da cultura Círculo, buscamos enxergar as tendências na frente e trazê-las para nosso mercado”.

Eles fazem a Círculo acontecer

Os funcionários são o coração de uma empresa. Se eles trabalham motivados e com amor pela camisa que vestem, a empresa tende a crescer a passos largos. E, no caso da Círculo S/A, esse crescimento é visível, o que mostra que a relação dos colaboradores é a melhor possível. 

Não importa há quanto tempo o funcionário trabalha na empresa. Todos são tratados da mesma maneira e possuem muitas chances de crescimento. No setor da tinturaria, o assistente de produção de tinturaria Artur Soares é o funcionário com mais tempo de trabalho na sua área e também na empresa. Ele está lá há quase 54 anos. 

Com 76 anos de idade, ele lembra que começou na Círculo S/A operando máquinas. Depois, passou a ser encarregado, foi chefe de turno e, hoje, é assistente de produção de tinturaria. Ao lado da esposa Eleonice, o trabalhador lutou por uma vida honesta e de qualidade para criar os três filhos, valores que repassou também aos seus cinco netos. No serviço, ele faz questão de destacar os pontos positivos da empresa em que trabalha: “salário pontual, constante evolução e é da nossa região”. 

Para os jovens que estão iniciando a carreira profissional agora, ele enfatiza a importância dos estudos, responsabilidade e caráter. “Nesses anos todos, só faltei por doença e foi muito pouco. Chego sempre meia hora antes para não correr o risco de me atrasar, e minhas funções são desempenhadas sem falhas, o que não gera prejuízo para a Círculo S/A”.

A dica de seu Artur é válida também para a colega Neseli Dolzan, que é uma das a mais recentes contratações da Círculo S/A e está há poucos meses compondo a equipe. Aos 52 anos, ela possui ampla experiência na área. “Entrei na área têxtil em 1988, e, desde então, sempre trabalhei em tinturaria. No início, com o setor de laboratório químico. Mais tarde, em controle de qualidade e, por fim, na coordenação de beneficiamento”, conta. 

Diante do novo desafio, a trabalhadora afirma estar feliz e possuir planos para seguir na empresa. “Eu, que estou chegando agora, vejo muitas oportunidades para ajudar a tornar a Círculo S/A cada vez mais conhecida no mercado nacional e internacional. Temos muito o que crescer e tudo vai ao encontro do que buscamos para nossa vida, seja, pessoal ou profissional. Os desafios foram colocados e, agora, é só ir à luta e fazer dar certo”.

Segredo do sucesso: investimento, cuidado e capacitação

Atualmente, cerca de 73% do quadro de funcionários da Círculo S/A é composto por trabalhadores da área industrial, coordenados por Carlos Zagolin. Segundo o Diretor Industrial, a empresa está no patamar em que se encontra devido ao constante investimento em equipamentos, cuidados com os procedimentos e a capacitação pessoal de sua equipe. “Estou muito satisfeito com o progresso e resultados conseguidos nos últimos anos pela empresa. Também fico feliz por ter contribuído para este momento fantástico em que a companhia vive”.

Entre os valores da empresa, o respeito com o meio ambiente sempre recebeu atenção. Justamente pensando em atender rigorosamente toda a legislação ambiental e desenvolver a produção sustentável internamente, a instituição têxtil segue algumas políticas. “Trabalhamos com foco na eficiência energética, redução de consumo e reuso de água, coleta e seleção de resíduos sólidos”, afirma Zagolin.

 



Compartilhe:

<< Voltar

Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível. Ao continuar a navegar no site, você concorda com esse uso. Para mais informações sobre como usamos cookies, veja nossa Política de Cookies.

Continuar