Alpargatas pretende redesenhar operação nos EUA

Veículo: Valor Economico

Seção: Empresas

A Alpargatas vai reformular a operação nos Estados Unidos, como parte dos esforços para acelerar seu crescimento internacional.

Márcio Utsch, presidente da Alpargatas, disse ontem em reunião com analistas que vai concentrar na Califórnia e na Flórida a expansão de vendas no mercado americano.

"Vamos trabalhar para fortalecer o relacionamento com consumidores e pontos de vendas, principalmente nessas praças", afirmou Utsch. A Alpargatas tem operação direta nos Estados Unidos desde 2007, baseada em Nova York. O executivo disse que a companhia se concentrou muito nas vendas em grandes redes de departamentos, que exigem descontos muito altos. "Ainda vamos manter acordos com algumas redes, mas vamos ampliar o foco."

Utsch acrescentou que o ano todo de 2018 será de reestruturação da operação nos EUA. Ele estima resultados mais significativos a partir de 2019.

Na América Latina, a companhia prevê dar início às operações diretas na Colômbia em fevereiro. Além disso, a companhia reassumiu neste trimestre a operação da Havaianas na Argentina, que estava a cargo de três distribuidores. "Com a operação direta, os resultados financeiros na Argentina melhoram no próximo ano", afirmou Utsch.

O executivo acrescentou que a empresa decidiu fazer mudanças para recuperar a rentabilidade no país vizinho. "Não temos como competir com produção na Argentina. Produzir no Brasil e vender na Argentina custa de duas a três vezes menos do que fabricar localmente. Vamos reduzir a produção lá e aumentar as importações", afirmou Utsch. Também serão vendidos ativos não industriais.